quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Gelado de Eggnog, despedida da época Natalícia 2015 ^^



E num piscar de olhos acabou o Natal, chegou 2016 e eu estou de volta a Londres.
Foram quase 3 semanas de azafama em que mal tive tempo para respirar. 
Mas a única coisa que lamento é não ter poderes especiais para congelar o tempo e perpetuar cada segundo de alegria e união familiar. 

Quero agradecer do fundo do meu coração, cada mensagem de carinho e de votos felizes que recebi e dizer que vos adoro :D

Eu faço este gelado todos os anos, porque ele fica bem com quase todos os bolos ou doces mais secos desta altura do ano. O eggnog é uma bebida típica americana à base de natas, gemas, bourbon e noz moscada, eu vi há muitos anos uma versão desta bebida transformada em gelado e desde então que faço para acompanhar brownies, o bolo quente de especiarias ou qualquer outro bolo mais sequinho. 

A tradição diz que o eggnog não deve levar canela, mas eu não consigo resistir e ponho sempre uma colher de canela além da noz moscada.

Gelado de Eggnog
Ingredientes:
  • 250ml +250ml de natas;
  • 250ml de leite gordo;
  • 100g + 50g de açúcar (eu uso amarelo);
  • 6 gemas grandes (~20g cada);
  • 1 Vagem de baunilha;
  • 30ml de Bourbon;
  • 1 colher de café de noz moscada;
  • 1 colher de chá de canela.
Preparação:


Colocar 250ml de natas, o leite, a vagem de baunilha aberta na longitudinal e 100g de açúcar num tacho. Levar ao lume e apagar assim que a mistura começar a fervilhar.
Colocar as restantes natas numa taça grande e reservar.
Preparar também uma taça bem grande com gelo e água.

Bater as gemas com o restante açúcar e adicionar parte do leite quente com muito cuidado, mexendo sempre, a este processo chamamos temperar as gemas.

Quando as mesmas estiverem bem envolvidas no leite, a mistura volta ao lume para engrossar ligeiramente, por 1 a 2 minutos no máximo, tendo muito cuidado para não cozer as gemas, ou seja, a mistura deverá apenas cobrir uma espátula ou uma colher de pau de forma a que o nosso dedo fique marcado. A temperatura não deve ultrapassar os 82ºC.

Agora que a nossa base está quase pronta, passa-se através de um coador para dentro da taça onde colocamos as natas e mexe-se bem. Coloca-se esta taça dentro da taça com água e gelo e quando estiver totalmente arrefecido coloca-se no frio por algumas horas ou durante a noite.
Antes de colocar o preparado do gelado na máquina, junta-se o Bourbon e mexe-se bem.
Enquanto o gelado esta a mexer na máquina adiciona-se a noz moscada e a canela.
O gelado nunca sai da máquina completamente sólido, para se obter uma consistência mais sólida basta transferir para um recipiente e levar ao congelador por mais uma ou duas horas.






18 comentários:

  1. Querida, vou ter de experimentar esse gelado qualquer dia, parece bem cremoso e delicioso! O Natal e o tempo com a familia sabe sempre a pouco, mas bem bom que o conseguimos ter, há quem não consegue passar o Natal com a familia e isso sim deve ser bastante triste. O importante é aproveitarmos cada minuto ao máximo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo aproveitar ao máximo cada minuto, a minha irmã este ano não passou o Natal em casa e eu sei que agora que estou a morar fora do país não sei como vai ser o Natal seguinte por isso eu agradeço ao universo cada minuto de alegria que vivi :) Beijinhos Gingantes e um excelente 2016 :D

      Eliminar
  2. Hummm, deve ser uma delícia. Só de ver a cor a boca já enche de água!
    Amiga, o pão que eu postei fica mesmo delicioso. Agora estou procurando uma boa receita para o CIABATTA. Se tiver alguma, faz um post com ela que eu vou adorar.
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Boa ideia, vou postar a receita que fizemos na nossa aula , ela ficou meio desmanchada mas acho que é porque estava recheada com tomates secos XD tenho de voltar a fazer ^^

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. O tempo não congela nem pára minha linda e há que aproveitá-lo ao máximo!!
    Feliz 2016 para ti e tudo de bom.
    Nunca provei eggnog nem faço ideia ao que sabe, mas imagino que saiba a algo parecido com gemada...
    Também já tinha visto receitas de gelado de eggnog e tinha ficado curiosa e agora ainda estou mais...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Costumava fazer eggnog, com uma receita americana e cá em casa era sempre muito apreciado. Em gelado não conhecia,mas é uma excelente sugestão.Parece delicioso!
    Bjn e votos de um feliz ano novo
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Eu sou fã de gelados e o teu de egnog está demais, super guloso, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Hummm... que gelado guloso! Deve ser mesmo bom!
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  8. Bem, nunca bebi eggnog mas sempre tive curiosidade em experimentar. Agora assim em gelado é que vai ser mesmo.
    Achas que posso substituir o bourbon por outra bebida, é que não tenho em casa e como por aqui não costumamos consumir esse tipo de bebidas, depois ficava com a garrafa aberta uma eternidade ...
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podes usar a bebida que mais gostares ou até omitir o alcool eu quando faço uso bourbon porque o meu pai tem uma colecção de garrafas e não bebe XD mas acho que rum, baileys ou até mesmo licor beirão, enfim o céu é o limite :p

      Eliminar
  9. Humm...Adorei a sugestão. Não conhecia. Gosto da ideia de acrescentar a canela. Adoro o seu sabor. Muito boa a partilha. Adorei!!
    Bjinhos

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  10. Já tinha ouvido falar de eggnog mas só em 2012 quando estive uns meses a viver em Inglaterra é que experimentei, gostei, mas acho o teu gelado muito, mas muito melhor! :D
    Beijinhos e que tudo de corra muito bem em 2016 :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Aiiii tão booommm! Eu nunca provei, e adoraria provar a tua receita mesmo com canela, contra os mandamentos ehehe :)
    Deve ser delicioso! Beijinos

    ResponderEliminar
  12. Que corzinha! Parece mesmo cremoso. Tenho de fazer :)

    ResponderEliminar
  13. que receita maravilhosa....e deve mesmo estar boa, quase que acabou! Raquel : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar