terça-feira, 29 de julho de 2014

Trufas de Porto e Caramelo ... Tenho de dizer mais alguma coisa? ...




Olá,

Há tempos atrás, estava a fazer zapping pelos canais do costume, TLC, food network... 24 kitchen e deparei-me com o fantástico  Rudolph Van Veen que estava a fazer trufas de caramelo, fiquei extasiada com a ideia e pronto, tinha de experimentar. 

Em Maio tive a oportunidade de visitar as caves da Offley em Gaia e a ideia destas trufas é um tributo às trufas que pude degustar com o vinho do porto no final da visita. 
Eu adoro vinho do porto e comprei uma garrafa cuja propaganda foi bem efectiva, com traços de mel e frutos secos OMG e a parte mais cativante... só poderia ser adquirida nas caves Offley, nem tinham uma caixa para este vinho, o vinho em si é muito bom mas a ideia de fazer trufas de chocolate com ele nunca mais me saiu da cabeça. 
Até o nome é apetitoso, com um vinho chamado cachucha tudo parece mais delicioso.

A receita é simples, perfeita para saborear com o próprio vinho do porto...
Espero que gostem!

Trufas de Vinho do Porto e Caramelo
Ingredientes:
* 200g de açúcar amarelo;
* 400g de chocolate, 60% cacau;
* 150ml de natas;
* 30ml de vinho do porto à escolha.

Preparação:
Colocar o açúcar num tacho e levar ao lume. Quando o açúcar começar a derreter, podem fazer-se ligeiros movimentos circulares mas não se pode mexer muito para evitar que o açúcar cristalize. Assim que o caramelo atingir uma cor âmbar apaga-se o lume e adicionam-se as natas, com cuidado pois a mistura irá fervilhar bastante. Em seguida adiciona-se o chocolate e o vinho do porto. Nesta fase deveremos ter uma ganache lisa e brilhante. Verte-se a mesma para dentro de um tabuleiro forrado com papel vegetal e tendem-se trufas, bonbons, ou pode usar-se esta ganache como recheio. 
Enjoy!







segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nougat de Pecãs e Xarope de Acer




Uma das coisas boas que o Verão tem, são as feirinhas, árabes, medievais etc, este ano lá fui a Cacela Velha e comprei frutos secos e especiarias no sítio do costume, (http://www.algarvespice.com/). Eles têm de tudo e acabo por vir sempre de mãos cheias. 

Desta vez repus o meu stock de canela do ceilão, de aniz estrelado e de favas tonka mas não me fiquei por aí comprei ainda frutos secos, folhas de lima kafir, flor de noz moscada (o mace que eu procurava há séculos), chá preto um indiano e um fumado, raz el hanout, chai masala (a minha gigantorme paixão) e erva doce de altississima qualidade Haaa Adoro!

Embora tenha duas nogueiras pecã aqui no jardim, como ainda são novas, as pecãs têm muita casca e ficam sempre muito partidas, por isso quando vi que este ano a tenda dos frutos secos tinha nozes pecã e macadamia haaaa fiquei nas nuvens :)

Comprei 200g de nozes pecã com a intenção de fazer uma tarte, no entanto já me passaram pela cabeça mil e uma maneiras diferentes para as usar... até que me lembrei que tinha um frasco de golden syrup com sabor a acer Maple Flavoured Golden Syrup. Sendo o Acer e as nozes pecã um Duo para lá de clássico lembrei-me que era perfeito para fazer um nougat com pecãs e sabor de acer et voi la! 

Nougat de Pecãs e Acer
* 200g de açúcar;
* 100g de manteiga;
* 85ml de água;
* 20g de bicarbonato de sódio;
* 100g de nozes pecã.

Preparação:
Levar ao lume, num tacho pequeno, o açúcar, o xarope e a água, quando a mistura levantar fervura adicionar a manteiga e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos, a mistura deve endurecer imediatamente após ser colocada num pouco de água. Retirar do lume e adicionar o bicarbonato e as nozes. Verter rapidamente para cima de um silpat e deixar arrefecer. Partir em bocados ou triturar.




Manter todos os ingredientes por perto...



O caramelo que podem ver no fundo da taça já está sólido ;)


Apagar o lume e juntar o bicarbonato de sódio...


Espalhar num silpat!

sábado, 12 de julho de 2014

CocoLoco ^^ Bolo de Coco com Coco e ... coco...



Os meus ingredientes favoritos são muitos, sim, é verdade toda uma panóplia de iguarias que dava para encher a plateia do Coliseu de Roma, enfim....... de entre os mais apreciados pelas minhas papilas destacam-se o chá verde (matcha), a canela, o chocolate, o pandan, a baunilha, o mel, as bananas, o ananás, doce de leite, caramelo, cookies americanas, ... e a lista continua e continua...

Lá bem no topo desta lista encontra-se o meu sabor favorito, aquele que eu levava para uma ilha deserta... o MARAVILHOSO COCO, adoro! Demorei muito tempo até encontrar uma receita de bolo que me enchesse as medidas e esta fica lá no pedestal das receitas mãe ^^ 

Quando eu era mais pequena costumava ir de férias para países da América latina e talvez tenha sido nessa altura que a minha obsessão começou, lembro-me de beber piña colada (sem rum) durante dias a fio à beira da piscina no México, bebi granizados de melancia em Cuba, nestas férias passei 1 semana sem sair da piscina e apanhei um dos maiores escaldões da minha vida ... talvez por isso eu hoje fuja do sol como Belzebu foge da Cruz apesar destas maravilhosas experiências, quem ganha é a Republica Dominicana onde havia piña colada e bananamama à descrição, no hotel havia ainda uma opção maravilhosas, se encontrasse-mos um coco fresco na praia (tarefa difícil) o Barman teria todo o gosto de nos preparar um CocoLoco.

Sem querer perder a oportunidade fiz questão de percorrer a praia toda e depois de algumas horas lá estava um como caído, um bocado riscado, mas cheio e bem verdinho. O Barman, então, preparou o meu CocoLoco e garanto-vos, foi a melhor coisa que já provei, passaram-se 10 anos e esta continua a ser a minha bebida, só tem um problema, é feita com creme de coco doce, difícil de encontrar por cá, eu trouxe duas latas da Republica, com as quais fiz gelado na altura e mais recentemente pedi a uns primos que me trouxeram umas latas do México. Este creme de coco é uma coisa do outro mundo... 
........continuando a bebida é feita com 3 ingredientes, água do coco fresco, creme de coco doce e canela. 

O Bolo de Coco que vos trago hoje é inspirado nesta bebida e na simbiose perfeita que só o coco e a canela podem proporcionar, espero que gostem.

Bolo de Coco :)
Ingredientes:
* 350g de farinha para bolos;
* 1 colher de sopa de canela;
* 250g de açúcar;
* 2 colheres de chá de fermento em pó;
* 1 pitada de sal;
* 3/4 de chávena de manteiga sem sal amolecida;
* 6 claras de ovo grandes;
* 1 chávena de leite de coco (250ml);
* baunilha q.b.;
* Aroma de coco ou malibu q.b.
* 1 chávena de coco ralado.

Preparação:
Colocar o coco ralado numa taça e sobre o mesmo despejar cerca de 300ml de água a ferver e deixar repousar por cerca de 30 minutos.
Peneirar todos os ingredientes secos e o açúcar, para uma taça grande, adicionar a manteiga e bater com a batedeira para assim obter uma massa expeça. Num jarro adicionar as claras, o leite de coco e os aromas e adicionar aos poucos ao aparelho dos secos. A massa deste bolo fica expeça mas deve ficar macia. Escorrer o coco ralado e envolver na massa com a ajuda de uma vara de arames.

Creme Suíço de Coco (recheio)
Ingredientes:
* 150ml de leite condensado;
* 150ml de natas;
* 250ml de leite de coco;
* 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
* 2 colheres de sopa de amido de milho;
* 1 colher de chá de canela;
* 1 colher se sopa de malibu.

Preparação:
Juntar todos os ingrediente no liquidificador e processar por cerca de 1 minuto. Verter o conteúdo do copo para dentro de um tacho de fundo duplo e levar ao lume mexendo sempre até que fique mais espesso, ou seja, deve ficar com uma boa textura para barrar o bolo.



Creme de Manteiga de Coco (cobertura)
Ingredientes:
* 2 chávenas de açúcar;
* 7 claras;
* 2 chávenas de manteiga sem sal amolecida;
* aroma de coco ou malibu q.b.;
* 1 colher de chá de canela;
* 1 pitada de sal;
* 90ml de creme de coco.

Preparação:
Colocar o açúcar e as claras numa taça em banho-maria, mexer lentamente até que o açúcar fique completamente dissolvido (+-60ºC), retirar do lume e bater com a batedeira até que que se obtenha um merengue espesso e firme, reduzir a velocidade da batedeira e adicionar a manteiga aos poucos, em seguida os aromas e a pitada de sal, finalizando com o creme de coco. Se o creme parecer talhado, não tem problema, basta continuar a bater que ele acabará por ficar com a consistência desejada. 




O preparado antes de adicionar a manteiga e os restantes ingredientes...


Hora do reboco ^^


Cobertura inicial...



Bom Proveito! ;p



terça-feira, 8 de julho de 2014

Lasanha Vegetariana ... Não se assustem, é uma Delícia!



Durante o meu estágio final de curso, no Restaurante Largo do Paço em Amarante, tive a sorte de ficar hospedada na Casa da Juventude de Amarante e curiosamente foi de lá que trouxe esta maravilhosa receita. 

No 1º piso da Casa da Juventude, existe uma zona de quartos e no piso inferior encontra-se um bar vegetariano, tem sempre um prato do dia e garanto.-vos que irá agradar até os mais amigos da carne, tal como eu. 

O cardápio inclui pratos como açorda vegetariana, pataniscas vegetarianas com arroz, lasanha, canelones, seitan à Brás, tofu grelhado com cuscus e ananás, tudo uma delicia. 

Para uma amante de Massas como eu escusado será dizer que o meu prato favorito era a Lasanha Vegetariana, normalmente disponível às sextas feiras, háh e quase que me esquecia de vos falar do covert, um pão torrado deliciosos cortado em cubos servido com azeite e sementes de sesamo ... uma maravilha, já para não falar dos sumos de fruta... AAAAAh um sonho ^_^

 Esta receita tinha de vir comigo para casa e depois de uma conversa com a talentosa cozinheira, a Dina, como é carinhosamente chamada, fiquei com as dicas necessárias para tentar a receita em casa e aqui fica o resultado :) 

Lasanha Vegetariana

Ingredientes:
* 500ml de molho de tomate, caseiro de preferência;
* 1 cebola grande;
* 2 cenouras raladas;
* 5 cogumelos porto bello médios;
* 2 curgetes médias;
* 1 chávena de ervilhas congeladas;
* 1\4 de uma couve lombarda (usei coração de boi);
* 1 bloco de tofu ralado;
* 2 folhas de louro;
* tomilho limão q.b.;
* Azeite q.b.;
* 1L de molho béchamel;
* 1 embalagem de folhas de lasanha frescas;
* 1 embalagem de queijo Mozarela ralado;
* Mistura de sementes para finalizar;

Preparação:
Comecem por cortar todos os legumes, para que esteja tudo por perto antes de começar.
Coloquem um pouco de azeite num tacho e adicionem o louro, o tomilho e a cebola, quando a mesma estiver translúcida, adicionem o molho de tomate e deixem reduzir por cerca de um minuto. Adicionem os legumes um por um, finalizando com o tofu. Deixem no lume por mais 10 minutos até que  todos os  legumes estejam tenros. Apaguem o lume e reservem.
Cubram o fundo de um Pirex com metade do refogado e disponham folhas de lasanha sobre o mesmo. Reguem com molho béchamel. Disponham a outra metade do refogado, seguido de outra camada de massa e mais uma camada de béchamel, finalizem com queijo ralado e sementes tostadas. 
Levem ao forno por 45 minutos a 200ºC. 
Bom Proveito!