sábado, 12 de julho de 2014

CocoLoco ^^ Bolo de Coco com Coco e ... coco...



Os meus ingredientes favoritos são muitos, sim, é verdade toda uma panóplia de iguarias que dava para encher a plateia do Coliseu de Roma, enfim....... de entre os mais apreciados pelas minhas papilas destacam-se o chá verde (matcha), a canela, o chocolate, o pandan, a baunilha, o mel, as bananas, o ananás, doce de leite, caramelo, cookies americanas, ... e a lista continua e continua...

Lá bem no topo desta lista encontra-se o meu sabor favorito, aquele que eu levava para uma ilha deserta... o MARAVILHOSO COCO, adoro! Demorei muito tempo até encontrar uma receita de bolo que me enchesse as medidas e esta fica lá no pedestal das receitas mãe ^^ 

Quando eu era mais pequena costumava ir de férias para países da América latina e talvez tenha sido nessa altura que a minha obsessão começou, lembro-me de beber piña colada (sem rum) durante dias a fio à beira da piscina no México, bebi granizados de melancia em Cuba, nestas férias passei 1 semana sem sair da piscina e apanhei um dos maiores escaldões da minha vida ... talvez por isso eu hoje fuja do sol como Belzebu foge da Cruz apesar destas maravilhosas experiências, quem ganha é a Republica Dominicana onde havia piña colada e bananamama à descrição, no hotel havia ainda uma opção maravilhosas, se encontrasse-mos um coco fresco na praia (tarefa difícil) o Barman teria todo o gosto de nos preparar um CocoLoco.

Sem querer perder a oportunidade fiz questão de percorrer a praia toda e depois de algumas horas lá estava um como caído, um bocado riscado, mas cheio e bem verdinho. O Barman, então, preparou o meu CocoLoco e garanto-vos, foi a melhor coisa que já provei, passaram-se 10 anos e esta continua a ser a minha bebida, só tem um problema, é feita com creme de coco doce, difícil de encontrar por cá, eu trouxe duas latas da Republica, com as quais fiz gelado na altura e mais recentemente pedi a uns primos que me trouxeram umas latas do México. Este creme de coco é uma coisa do outro mundo... 
........continuando a bebida é feita com 3 ingredientes, água do coco fresco, creme de coco doce e canela. 

O Bolo de Coco que vos trago hoje é inspirado nesta bebida e na simbiose perfeita que só o coco e a canela podem proporcionar, espero que gostem.

Bolo de Coco :)
Ingredientes:
* 350g de farinha para bolos;
* 1 colher de sopa de canela;
* 250g de açúcar;
* 2 colheres de chá de fermento em pó;
* 1 pitada de sal;
* 3/4 de chávena de manteiga sem sal amolecida;
* 6 claras de ovo grandes;
* 1 chávena de leite de coco (250ml);
* baunilha q.b.;
* Aroma de coco ou malibu q.b.
* 1 chávena de coco ralado.

Preparação:
Colocar o coco ralado numa taça e sobre o mesmo despejar cerca de 300ml de água a ferver e deixar repousar por cerca de 30 minutos.
Peneirar todos os ingredientes secos e o açúcar, para uma taça grande, adicionar a manteiga e bater com a batedeira para assim obter uma massa expeça. Num jarro adicionar as claras, o leite de coco e os aromas e adicionar aos poucos ao aparelho dos secos. A massa deste bolo fica expeça mas deve ficar macia. Escorrer o coco ralado e envolver na massa com a ajuda de uma vara de arames.

Creme Suíço de Coco (recheio)
Ingredientes:
* 150ml de leite condensado;
* 150ml de natas;
* 250ml de leite de coco;
* 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
* 2 colheres de sopa de amido de milho;
* 1 colher de chá de canela;
* 1 colher se sopa de malibu.

Preparação:
Juntar todos os ingrediente no liquidificador e processar por cerca de 1 minuto. Verter o conteúdo do copo para dentro de um tacho de fundo duplo e levar ao lume mexendo sempre até que fique mais espesso, ou seja, deve ficar com uma boa textura para barrar o bolo.



Creme de Manteiga de Coco (cobertura)
Ingredientes:
* 2 chávenas de açúcar;
* 7 claras;
* 2 chávenas de manteiga sem sal amolecida;
* aroma de coco ou malibu q.b.;
* 1 colher de chá de canela;
* 1 pitada de sal;
* 90ml de creme de coco.

Preparação:
Colocar o açúcar e as claras numa taça em banho-maria, mexer lentamente até que o açúcar fique completamente dissolvido (+-60ºC), retirar do lume e bater com a batedeira até que que se obtenha um merengue espesso e firme, reduzir a velocidade da batedeira e adicionar a manteiga aos poucos, em seguida os aromas e a pitada de sal, finalizando com o creme de coco. Se o creme parecer talhado, não tem problema, basta continuar a bater que ele acabará por ficar com a consistência desejada. 




O preparado antes de adicionar a manteiga e os restantes ingredientes...


Hora do reboco ^^


Cobertura inicial...



Bom Proveito! ;p



Sem comentários:

Enviar um comentário