terça-feira, 29 de julho de 2014

Trufas de Porto e Caramelo ... Tenho de dizer mais alguma coisa? ...




Olá,

Há tempos atrás, estava a fazer zapping pelos canais do costume, TLC, food network... 24 kitchen e deparei-me com o fantástico  Rudolph Van Veen que estava a fazer trufas de caramelo, fiquei extasiada com a ideia e pronto, tinha de experimentar. 

Em Maio tive a oportunidade de visitar as caves da Offley em Gaia e a ideia destas trufas é um tributo às trufas que pude degustar com o vinho do porto no final da visita. 
Eu adoro vinho do porto e comprei uma garrafa cuja propaganda foi bem efectiva, com traços de mel e frutos secos OMG e a parte mais cativante... só poderia ser adquirida nas caves Offley, nem tinham uma caixa para este vinho, o vinho em si é muito bom mas a ideia de fazer trufas de chocolate com ele nunca mais me saiu da cabeça. 
Até o nome é apetitoso, com um vinho chamado cachucha tudo parece mais delicioso.

A receita é simples, perfeita para saborear com o próprio vinho do porto...
Espero que gostem!

Trufas de Vinho do Porto e Caramelo
Ingredientes:
* 200g de açúcar amarelo;
* 400g de chocolate, 60% cacau;
* 150ml de natas;
* 30ml de vinho do porto à escolha.

Preparação:
Colocar o açúcar num tacho e levar ao lume. Quando o açúcar começar a derreter, podem fazer-se ligeiros movimentos circulares mas não se pode mexer muito para evitar que o açúcar cristalize. Assim que o caramelo atingir uma cor âmbar apaga-se o lume e adicionam-se as natas, com cuidado pois a mistura irá fervilhar bastante. Em seguida adiciona-se o chocolate e o vinho do porto. Nesta fase deveremos ter uma ganache lisa e brilhante. Verte-se a mesma para dentro de um tabuleiro forrado com papel vegetal e tendem-se trufas, bonbons, ou pode usar-se esta ganache como recheio. 
Enjoy!







Sem comentários:

Enviar um comentário