quarta-feira, 11 de junho de 2014

Bolo de Chocolate e Caramelo Salgado!


Há poucas coisas na vida que nos fazem realmente felizes e no meu caso ter oportunidade de experimentar receitas novas é uma delas, como estou a procurar trabalho, quero aproveitar este tempo de incerteza para alargar o meu repertório de receitas básicas, ou seja, estou a juntar todas as receitas que sei que funcionam e a testar novas receitas que me possam fazer falta. 

A construção deste bolo surge da minha necessidade de criar um bolo de chocolate e um de baunilha que me sirvam para fazer todo e qualquer tipo de bolo, receitas em que eu possa confiar, procurei na minha vasta colecção de livros e blogs e encontrei 4 das receitas que me faltavam (ainda faltam muitas mais).

Para este bolo testei uma receita de bolo de baunilha à base de manteiga, um bolo de chocolate, um molho de caramelo salgado e um creme de queijo mascarpone. 
Felizmente, só o molho de caramelo salgado me deu problemas mas o primeiro que fiz foi o que ficou melhor e recomendo vivamente que experimentem. 

A receita do bolo de chocolate é do meu livro da pastelaria Hummingbird, chama-se mississippi mud cake e é uma receita que eu queria experimentar há muito tempo. Eu reduzi as quantidades para 2|3 e substituí o açúcar normal por açúcar amarelo. 

O bolo de baunilha é de um dos meus blogs favoritos ( Sweetapolita ), é versátil e funcionou na perfeição.

A receita do caramelo é do meu livro Patisserie do chef Christophe Felder, uma autentica bíblia da pastelaria haaa Adoro!

O Creme de mascarpone é uma criação minha depois de uma longa pesquisa resolvi usar apenas mascarpone e manteiga e funcionou muito bem, se adicionarem chocolate derretido então OMG fica com a textura perfeita, li que o chocolate ajuda a emulsionar os cremes e realmente é verdade. 
Desta vez valeu a pena seguir o meu instinto!

Entre cada camada deste bolo além do recheio de caramelo adicionei também caju salgado o que lhe deu uma textura extra. Pode parecer desafiante mas com dedicação tudo se consegue, podem usar estas receitas individualmente, eu juntei tudo para assim ter um pretexto para testar 4 novas receitas.

Bolo de Caramelo Salgado

Bolo de Chocolate (Mississippi Mud Cake)
* 167g de manteiga sem sal amolecida;
* 400g de açúcar;
* 2 ovos grandes;
* 320g de farinha;
* 1,5 colher de chá de bicarbonato;
* 90g de cacau em pó 100% (eu uso Cacao Barry);
* 1 pitada de sal;
* 250ml de leitelho; (ou leite com algum sumo de limão)
* baunilha q.b.;
* 250ml de água a ferver.

Preparação:
Peneirar a farinha, o cacau, o sal e o bicarbonato para dentro de uma taça grande. Bater a manteiga com o açúcar até que obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Juntar os ovos 1 a 1 até que fiquem bem envolvidos. Adicionar a farinha alternando com a adição do leitelho. Finalmente, envolver a água quente.   
Levar ao forno a 180ºC por 35 a 45 minutos. 

Bolo de Baunilha
* 4 ovos grandes separados;
* 420g de farinha peneirada;
* 20g de bicarbonato;
* 3g de sal;
* 230g de manteiga sem sal amolecida;
* 400g de açúcar; (300g + 100g)
* baunilha q.b.;
* 250ml de leitelho;
* 1 pitada de cremor tartaro.

Preparação:
Peneirar a farinha, o sal e o bicarbonato para dentro de uma taça grande. Bater a manteiga com o açúcar até que obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Juntar as gemas 1 a 1 até que fiquem bem envolvidas. Adicionar a farinha alternando com a adição do leitelho. Levantar as claras em castelo adicionando açúcar e o cremor tartaro aos poucos. Envolver as mesmas na massa com delicadeza.
Levar ao forno a 180ºC por 35 a 45 minutos. 

Molho de Caramelo Salgado
* 400g de açúcar;
* 2 colheres de sopa (30ml) de água;
* 160g de manteiga sem sal;
* 250ml de natas frescas
* Flor de Sal (eu uso de Tavira).

Preparação:
Colocar o açúcar num tacho com a água e levar ao lume. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido e com uma cor âmbar, adicionar a manteiga (cuidado pois o caramelo vai borbulhar bastante), adicionar as natal e colocar no lume novamente para que engrosse mais um bocado. O processo deve levar não mais do que 15 minutos. Finalmente, temperar com flor de sal.

Creme de Mascarpone (simples ou de chocolate)
* 180g de manteiga sem sal;
* 250g de açúcar em pó (4% amido de milho)
* 500g de queijo mascarpone:
* 50ml de natas frescas;
* baunilha ou aromas a gosto...
* 150g de chocolate (branco, negro ou de leite)

Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar em pó. Adicionar o queijo e a baunilha e bater na velocidade máxima até que se obtenha um creme liso e fofo. Adicionar as natas e o aroma e bater mais um pouco. Se desejarem podem adicionar o chocolate derretido e ligeiramente arrefecido. O creme, quando adicionei o chocolate, ficou tão mas tão sedoso. *.* ...

Para montar o bolo... Cortas os bolos em 2. Começar com uma camada de bolo de chocolate, barrar com caramelo e polvilhar com caju picado. Colocar uma camada de bolo de baunilha e proceder do mesmo modo. No final cobrir o bolo com creme de mascarpone e decorar a gosto. Eu usei uma boquilha da sweetly does it para fazer a decoração. 


Tempo de Preparação (350min)
Quantidade um bolo de 5 andares de 20cm de diâmetro 
Dificuldade (***)
Vegetariano (não)
Para crianças (não)
Ingrediente Principal (chocolate, caramelo, baunilha...)



Usei a raquete para fazer a massa dos bolos e para o creme de mascarpone...




Os cortes que vêm foram causados pela curiosidade ^^



Caramelo salgado com caju yummy!







Espero que tenham gostado! XoXo :*
  

2 comentários:

  1. O bolo tem um aspecto delicioso. A mistura de sabores deixa-nos com agua na boca...... vou tentar fazer. Obg por partilhares.

    ResponderEliminar
  2. Aspecto maravilhoso. A mistura de sabores deve ser deliciosa. Obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar