Olá, tenho andado ausente mas por motivos bastante positivos, depois do curso comecei logo a trabalhar e não tenho tido tempo para nada. Mas está tudo a correr bem e nas folgas consigo fazer umas coisinhas saborosas. ;)
Quando entrei na escola Le Cordon Bleu pela primeira vez, fiquei apaixonada por quase tudo o que tinham exposto nas vitrines da entrada, artigos que têm para venda, entre facas e espátulas, destacava-se um livro, The Chocolate Bible.
Eu disse aos meus botões, amigo, tu um dia vais ser meu. Namorei o livro durante semanas até que um dia as minhas amigas chegaram ao pé de mim com um exemplar na mão, tinham ido requisita-lo à biblioteca para ver se valeria a pena comprar. Eu tinha esperança de que as receitas não fossem apelativa, pois assim não teria de gastar 25£, mas feliz, ou infelizmente eu estava enganada e cada receita é simplesmente mais apetitosa do que a anterior.
Este é realmente um dos meus livros favoritos e todas as receitas que experimentei até agora funcionaram na perfeição, tal como todas as receitas que aprendi no curso.
A ideia de fazer Nutella em casa sempre me interessou, no entanto como sei que para conseguir obter a textura da nutella só mesmo com a utilização de uma máquina especial, cujo nome não sei em portugues, talvez prensa?... Em inglês é concher e é a mesma que transforma os grãos de cacau...
Por esse motivo, mesmo tendo a bimby por perto nunca me tinha aventurado. Mas ao desfolhar o meu livro pela primeira vez deparei-me com uma receita especial que me prendeu a atenção, Nutty Chocolate Spread, depois de ler os ingredientes e o método, fiquei mais do que convencida e pronto aqui está a receita que partilho agora com vocês.
Nutty Chocolate Spread
- 80g de chocolate negro (usei 54%);
- 20g mel;
- 160ml de natas;
- 60ml água;
- 200g açúcar;
- 150g de avelãs (torradas ou não);
- 50g de amêndoas;
- 2 colheres de sopa de óleo de avelã.
Derreter o açúcar em seco, assim que ele ficar líquido mas ainda translucido adicionar as avelãs (com ou sem pele) e as amêndoas mexendo. O açúcar irá caramelizar mas é mesmo assim. QUando se formar uma camada meio opaca de açúcar sobre os frutos secos, coloca-se no lume até que o açúcar caramelize, não deverá ultrapassar os 150ºC.
Espalhar a mistura sobre um silpat ou tapete de silicone e deixar arrefecer e solidificar.
Pulverizar os frutos caramelizados num robot ou na bimby e adicionar o chocolate, o mel e as natas aquecidas (deixar fervilhar e apagar o lume de imediato). Juntar tudo no robot e triturar o melhro possível, é quase impossível fazer uma pasta totalmente homogénea mas eu gostei do resultado final.
Espero que gostem XoXo ^_^
Essa receita é um pouco diferente das que estamos habituados e por isso deve ser absolutamente deliciosa! Tenho de levar comigo para experimentar! Os miúdos vão virar com isto! Beijinhos
ResponderEliminarPois eu fiquei maravilhada e esta base de avelãs e amêndoas caramelizadas é a mesma que o livro tem para pasta de praline huuum que sonho ^_^
ResponderEliminarAchei simples de fazer e tem um aspecto tão bom, de comer sem parar.
ResponderEliminarBom fim de semana
Deve ficar espetacular,mas não é para qualquer um. Imagino a delícia, muito melhor do que a Nutella.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Uiii, que delicia!!!
ResponderEliminarbeijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Que tentação! :o Jantei ainda há pouco tempo mas olha que já comia uma fatia de pão com esse chocolate, que maravilha. :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Fiquei rendida! Deve ser viciante!
ResponderEliminarBjs e bom fim de semana
Já me deixaste curiosa com o livro e essa nutella...
ResponderEliminarBem!!!! Que aspecto!!! Não tem nada a ver com as receitas que vejo poor ai e nos livros que tenho.
Fabulosa mesmo!
Um beijinho, continuação de bom trabalho e bom fim de semana,
Lia
Oi amiga!
ResponderEliminarValeu muito mesmo o dinheiro que foi empregado no livro. A julgar por essa receita maravilhosa, o aproveitamento deve ser de 100%.
Parabéns!
Fiquei mais uma vez sem internet e por isso demorei p/passar por aqui.
Bjsss e um maravilhoso FDS p/vcs
Antes demais os meus parabéns por ter conseguido logo emprego :-) É mesmo muito bom, nos dias que correm! E depois o € que gastou no livro foi bem empregue, porque se são só receitas boas e que não desiludem, tem tudo para correr bem e fazer docinhos de babar :-)
ResponderEliminarEssa nutela parece-me mesmo bem, tem cá um aspecto... Maravilhoso! Beijinhos grandes. Boa semana.
Muitos parabéns pelo emprego :)
ResponderEliminarÉ tão gratificante sair e ter logo algo que gostamos à nossa espera!
Quando há livros que nos deixam assim é tão bom :)
Está uma maravilha esta "nutella"! Adorei o aspecto! Adorei as avelãs caramelizadas, apetece comer tudo :p
Um grande beijinho querida
Humm... Therasia deve ser óptimo esse creme de chocolate. Tem um ar tão guloso. Ui, ui... Que delícia.
ResponderEliminarBjinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Esse livro deve provocar numa pessoa a necessidade constante de estar na cozinha, tem ar de ser daqueles que só tem receitas 'alteradoras da vida como a conhecemos' :P Só esse spread tão cremoso :D
ResponderEliminarHola, me encanta esta entrada y su blog me quedo aquí en su blog. Le invito a que pase y siga mi blog en donde pone (participar en este sitio) pinche ahí: http://mibonitolugar.blogspot.com.es/
ResponderEliminarQue receita! Deve ser um manjar dos deuses!
ResponderEliminarVou já copiar.
Obrigada por se ter interessado pelo meu blog.
Bom fim de semana.
Um abraço
Beatriz