Nestes últimos dias, tenho andado bastante atarefada, de tal forma que optei por não partilhar nenhuma receita com vocês na semana passada.
É com muita alegria que hoje vos conto, que depois de dois exames assustadores e de 9 meses de aulas consegui, e esta semana foi a cerimónia da minha graduação da escola Le Cordon Bleu de Londres. Como aluna, apenas do "Patisserie Diplôme", recebi uma medalha de prata, a de ouro é para os alunos que fazem o "Le Grand Diplomê" que engloba cozinha e pastelaria.
Os meus pais vieram para a cerimónia e embora a alegria de ter concluído o curso esteja misturada com a saudade que fica da escola e de todos os amigos que agora estão de partida, prevalece o sentimento de dever cumprido.
Na nossa última aula prática, produzimos um croquembouche com, uma base de nougatine, piping com glace real, e flores de açúcar puxado. Embora esta escola tenha muito boas condições tenho de admitir que na escola hoteleira também houve oportunidades para trabalhar estas técnicas, no entanto, tínhamos, apenas uma lâmpada e não havia ácido tartárico, que deve ser adicionado ao açúcar puxado para lhe dar mais elasticidade. Ter uma lâmpada só para mim foi um luxo e embora as minhas rosas não sejam perfeitas eu adorei cada segundo. Para fechar este ciclo parti o meu croquembouche com o martelo e devo dizer que não me custou ;)
O "Superior Level" (nome dado aos últimos 3 meses do curso) é muito diferente dos níveis anteriores em que as aulas práticas seguem as aulas demonstrativas e no final temos de produzir uma das 3 confecções designadas para exame. No nível 1 calhou-me a tarte merengada de limão e no segundo o bolo Alhambra. Nesta fase final, o exame dura 4 horas, não apenas 2 como nos anteriores e temos de produzir um entremet de nossa autoria, fazer um creme anglaise e apresentar, não só um entremet inteiro, mas também duas versões miniatura empratadas da mesma forma.
A duração das aulas práticas também é maior e as coisas que criamos mais desafiantes, o chá das 5 de que já falei aqui no blog, foi um dos pontos altos.
Para celebrar e para receber os meus pais resolvi fazer um bolo especial e como estamos na Primavera resolvi decorá-lo com flores, este bolo leva especiarias na massa e manteiga queimada o que lhe dá um sabor muito agradável.
Bolo Primavera
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de mel;
- 325g de manteiga queimada (arrefecida e cremosa);
- 50g de manteiga;
- 375g de açúcar amarelo;
- 6 ovos grandes;
- 370g de farinha;
- 1colher de chá de fermento em pó;
- 2 colheres de chá de canela;
- 1 colher de chá de noz moscada;
- raspas de lima limão ou laranja (usei os 3);
- baunilha q.b.
- 1 pitada de sal;
- 60ml de leite.
Para a Manteiga Queimada...
para a manteiga queimada, colocar a manteiga numa panela em fogo alto mexendo sempre
quando a manteiga ficar escura apaga-se o lume e coloca-se numa taça
mexe-se a manteiga de vez em quando até que ela arrefeça e fique cremosa
Numa taça juntar as manteigas, o mel e o açúcar. Bater até que a mistura fique fofa e esbranquiçada.
Adicionar os ovos 1 a 1, as raspas e a baunilha. Peneirar para outra taça a farinha e as especiarias.
Envolver a mistura da farinha na massa delicadamente e no final adicionar o leite. Colocar no forno a 180ºC por, mais ou menos, 25 minutos.
Creme de Mascarpone e Chocolate Branco
- 180g de manteiga sem sal;
- 250g de açúcar em pó;
- 500g de queijo mascarpone:
- 50ml de natas frescas;
- baunilha ou aromas a gosto;
- corantes;
- raspas de citrinos;
- 30ml de sumo de laranja;
- 150g de chocolate branco.
Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar em pó. Adicionar o queijo e a baunilha e bater na velocidade máxima até que se obtenha um creme liso e fofo. Adicionar as natas e o aroma e bater mais um pouco. Se desejarem podem adicionar o chocolate derretido e ligeiramente arrefecido. Por vezes o creme parece que vai talhar, desta vez pensei o pior mas assim que adicionamos o chocolate a textura muda.
Eu decorei este bolo com flores que fiz com creme de manteiga mas podem decorar como gostarem.