Se começarmos a falar de cheesecake, é quase garantido que vamos discutir e que nem todos vão concordar comigo mas para mim, cheesecake só é cheesecake se for ao forno, talvez seja um pouco como aqueles que reivindicam que chocolate branco não deveria ser considerado chocolate.
Até já discuti o assunto abertamente uma vez no youtube onde até entramos pela história do cheesecake enfim... nem vale a pena, não o cheesecake não é americano e nem de Nova York, antes de isso apareceu na Europa e muito antes no Egipto, ou seja, é quase como discutir quem nasceu primeiro. O ovo ou a galinha? Eu neste tema sou bastante pragmática e tenho uma solução para quem é fã do cheesecake com gelatina e afins... e que tal semi-frio de queijo? É um semi-frio que leva queijo...
Sem mais demoras, cheesecake é uma das minhas sobremesas favoritas e este clássico pode ser alterado a nosso gosto, desde o topo até à base. Fica sempre cremoso e delicado.
Vamos lá :)
Cheesecake Clássico com Molho de Morangos
Base:
- 400g de bolachas digestivas;
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo;
- 70g manteiga derretida;
Cheesecake:
- 900g de queijo creme;
- 270g de açúcar;
- 1 pitada de sal;
- Raspas de 1 vagem de baunilha;
- 4 ovos grandes;
- 150ml de natas azedas (compro no Aldi)
- 150ml de natas.
Topping:
- 200g de natas azedas;
- 50g de açúcar em pó;
- Baunilha a gosto (eu usei mais uma vagem)
Molho de Morangos:
- 300g de morangos;
- 125g de açúcar;
- 1 vagem de baunilha;
- 1 raminho de hortelã (adoro molho de morango com hortelã)
Preparação:
Base: Colocar as bolachas num robot e triturar bem, adicionar o açúcar e manteiga com o robot ainda a trabalhar. Quando a bolacha estiver com a textura de grãos de areia, retira-se do robo e calca-se contra a base de uma forma de aro amovível. Leva-se ao forno pré-aquecido a 170ºC por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo deixa-se arrefecer.
Cheesecake: Colocar todos os ingredientes no robot e moer até que se obtenha um creme liso e brilhante. Verter para dentro da forma forrada com a bolacha e levar ao forno em banho maria por cerca de 1 hora e 30 minutos.
Topping:
Mexer bem as natas com o açúcar e baunilha e reservar.
Molho de morango:
Colocar os morangos num tacho com o açúcar, a baunilha e a hortelã enquanto os morangos aquecem vão-se esmagando com um garfo e quando a mistura começar a fervilhar tritura-se com uma varinha mágica. Deixa-se ferver o molho por mais 3 minutos e retira-se do lume. Passa-se o mesmo por um passador e reserva-se.
Montagem:
Quando o cheesecake estiver pronto e completamente frio, retira-se da forma. Coloca-se o topping de natas azedas com a ajuda de uma colher e no final espalha-se sobre o mesmo o molho de morango.