sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Um Simples Bolo de Maçã - Aventura Natal 2015



Esta publicação vai ser bem longa por isso sentem-se no sofá com a vossa canequinha de chá e vamos lá...

Eu sou louca mas mesmo doida pelo Natal, na verdade nada é mais do que a celebração do Yule e do solstício de Inverno, o meu favorito e aquele em que nasci, pois faço anos no dia 1 de Janeiro.
Todos os anos eu penso em milhentas coisas para fazer nesta época e este ano não é excepção, agora de regresso a casa a lista é bem grande, estou a pensar começar pelos bonbons, depois a casa de gengibre que faço desde 2010 (ano em que em fiz Erasmus e vivi 9 meses no Reino Unido), quero ainda fazer macarons e toda uma selecção de delícias doces para a nossa Ceia que este ano será mais vazia porque a minha maninha (eu falo muito dela eu sei ;) ficou em Londres a trabalhar. Mas não vamos ficar tristes, eu sei que a luz desta noite também a vai iluminar a ela :D

Cheguei a Portugal ontem dia 17, depois de exames que correram bem e de trabalhos em locais novos e inesperados e apesar de toda essa agitação ainda tivemos tempo para um pequeno almoço de Natal. 

A minha escultura de chocolate 2D

Mousse de Banas com Centro de Caramelo

Tarte Tatin de maçã

Mousse de Frutas Exoticas

As nossas iguarias de Natal ;)

A mesa para a ocasião

As nossas ultimas aulas deste período

O Resultado final, bolo de frutas tradicional e a tão desejada poisenttia :D

Eu no meu mundo Winter Wonderland !!!!!


Ontem quase perdi o avião e eu vivi aquilo a que muitos chamam de já vu ou já te vi como eu e os meus amigos dizemos XD houve um problema com o comboio e quase não consigo chegar a casa.
Apanhei o taxi com tempo mais do que suficiente para chegar a Victória e poder fazer tudo com calma... já na estação, depois de demorar mais do que tinha previsto por causa do transito dirigi-me sem demora à bilheteira para comprar o bilhete do expresso para Gatwick, eu ouvia no altifalante alguem a dizer que o comboio antes do meu que era as 3 tinha sido cancelado mas o Sr. da bilheteira disse que não iria haver problema e eu lá fui para a plataforma 13 como de costume, muito rapidamente aparece um outro Sr. a dizer que todos os passageiros que iam para Gatwick teriam de ir para a plataforma 17 :\ já me tinham enganado e fui obrigada a apanhar o comboio que para em todas as capelinhas. Quando estávamos para abalar ouvi nos altifalantes alguém falar de um problema em clapham Junction mas lá fui. Ou fui indo o comboio demorou quase uma hora a chegar a clapham e eu comecei a entrar em puro stress pois estava a um fio de perder o avião. 
O comboio demorou séculos a chegar ao aeroporto e assim que cheguei comecei a correr que nem uma louca até que no shuttle (comboio de ligação entre terminais) para ir para o terminal encontrei uma Sra. portuguesa que estava na mesma aflição que eu. Corri com as malas assim que cheguei ao terminal norte, o terminal da easyjet e no meio de tanta correria, não sei como foi mas as minhas malas enlearam-se e eu dei uma valente queda, só me lembro de ver o chão e de pensar pronto, o chão é o destino final XD a Sra. ficou preocupada mas com a adrenalina que tinha no corpo não senti nada levantei-me num ápice e continuamos a nossa corrida. Quando olhei para o novo check in da easyjet fiquei estarrecida, agora já é feito por nós, clientes e eu que já estava em pânico ainda fiquei pior mas uma funcionária que viu as nossas caras de desespero perguntou qual era o voo e disse OMG vão perder o avião ela fez o check in das nossas malas em segundo e eu pensei cá para mim UFA... uma parte já está. Continuei a correr, varri duas filas passei o raioX completamente enervada e assim que vi o número da porta de embarque lá fui a correr desalmadamente no instante em que passo a parte das lojas oiço no altifalante "Ultima chamada para os passageiros do voo xxxx com destino a Faro" como conheço o aeroporto já sabia que ia ter de correr muito bem para chegar a tempo quase desesperei mas consegui e lá me sentei no avião sem sentir o corpo. As dores chegaram hoje com o joelho e o queixo roxos haha podia ter sido pior... 
17 de Dezembro de 2015

Este foi o meu 4º contratempo no aeroporto de Gatwick mas vou só falar da minha famosa história (famosa porque é uma história que já contei tantas vezes que muitos já estão farto de ouvir hehe mas com tantas delinquências...).

Em 18 de Dezembro de 2010 eu tinha tudo preparado para ir para casa, depois de uma longa semana de saudades, de trabalho e estudo, eu rezei muito para que o meu voo não fosse cancelado por causa da neve, como tinha acontecido com muitos dos meus amigos, pensando positivo e confiante de que viajar à segunda feira era o melhor, eu tinha esperança de conseguir chegar a casa sem problemas.

Nessa manhã levantei-me cedo e fiquei feliz pois havia sol, embora estivesse tudo coberto de neve. 
A minha mala de porão tinha 23kg e a de mão cerca de 30kg (isto é importante) tive de colocar as coisas pesadas na mala de mão porque raramente é pesada e com a alegria do Natal nada me pesaria...

Assim que sai da porta de entrada da residência começaram os problemas, as rodinhas das malas não andam na neve e eu tive de arrastar 53kg de bagagem até à paragem do autocarro. Mas nada de desanimar o que é isso para quem quer tanto ir para casa?...



Apesar da batalha que foi chegar até à paragem com as malas tinha conseguido e estava 15 adiantada por isso não havia problema, pelo menos era o que eu pensava, o autocarro deveria partir as 8:35, mas passaram as 8:30...8:35...8:45...9:00...9:45... e nada eu comecei a entrar em pânico e as poucas pessoas que estava à minha volta embarcaram num autocarro para Bath e só fiquei eu e um Sr. Polaco que se foi embora irritado... Eu ali sozinha, tentei manter o sangue frio e fui até à rodoviária pedir explicações, a Sra. disse muito apressadamente que não tinha nada com o assunto e que se eu quisesse mais informação teria de ligar para um numero eu liguei e disseram-me muito rudemente que o autocarro tinha vindo e que eu o tinha perdido etc... Mentira! A única solução seria ir até Bournemouth de taxi e lá tentar apanhar outro autocarro. Eu liguei em pânico para a minha mãe  chorei e chorei e ela coitada lá me acalmou e eu lá tentei chamar um taxi mas nada do outro lado da linha havia uma gravação a dizer que estavam sobrecarregados por causa da neve e que não havia serviço de táxi nesse dia. Comecei a chorar outra vez mas uma voz dentro de mim disse COMBOI!!

Olhei para o pesadelo das minhas malas mas peguei nelas com determinação e lá fui até à estação que ainda ficava longe. Pedi o primeiro comboio para Londres sem ter esperança que houvesse algum, mas estava enganada e em pouco tempo estava no comboio para Londres. Pelo telefone combinei com uma amiga (minha fada madrinha nesse dia) e ela disse que me iria esperar em Waterloo. Eu ouvi no altiflante do comboi a próxima paragem é Caplham Junction saia aqui se quiser ir para Gatwick e eu sem pensar duas vezes sai sem me lembrar que tinha de ir até Waterloo. 
Rapidamente li que para Gatwick teria de ir até à plataforma 13 e subi uma escadaria sem fim com as minhas malonas mas lá estava eu numa plataforma no meio do nada ... esperei... esperei... e nada nem comboio nem pessoas, nada. Voltei para trás subi as escadas e desci novamente para me certificar de que a plataforma era.... 3 e não 13, sou mesmo tonta :\ lá fui e lá estavam as pessoas e o comboio que chegou em poucos minutos. Falei com a  minha amiga pelo telefone e ela foi ter comigo ao aeroporto.

O aeroporto estava um caos e depois de mais umas trocas nas malas (peso daqui peso dali) lá nos despedimos e eu cheguei a tempo. Rapidamente fiz uma amizade com uma rapariga que também vinha para Faro, no entanto ela disse-me... "Não sei, mas acho que o nosso voo vai ser cancelado, está com 45 minutos de atraso" eu olhei com alegria e respondi. "Calma vamos conseguir atrasado não é cancelado"... 
Embarcamos depois de uma longa espera, a rapariga na janela, eu no meio e ao nosso lado um Sr. Inglês, através da janela dava para ver a neve que não parava de cair. Depois de um dia tão longo eu estava contente por finalmente ter chegado ao avião e quando este começou a andar fiquei radiante e disse "Eu disse que íamos conseguir... eu sabia..." Mas a minha alegria durou pouco, o avião começou a fazer marcha atrás. O Comandante informou-nos que a pista de Gatwick acabava de ser encerrada por causa da neve mas que por falta de staff no aeroporto iríamos ter de permanecer dentro do avião durante 2 horas (eram 8 e tal da noite)... O burburinho foi inevitável e o medo de ter de pernoitar no aeroporto não agradava a ninguém... Durante esse tempo podiamos ver pelas janelas que estavam a trabalhar na pista e o avião tinha sido descongelado 2 vezes.
Passadas 2 horas o comandante voltou a informar que não iríamos poder sair mas que estavam a trabalhar na pista para a limpar e que estávamos em primeiro lugar na fila das partidas e que com sorte por volta das 24h poderíamos partir. Nesse momento um passageiro mais exaltado levantou a voz e disse que não iria pagar a sandes que tinha comido etc... ele até tinha razão mas estavamos todos nas mesmas condições... Eu entretanto já tinha um grupo à minha volta, a rapariga que ia para Lagos, o amigo Inglês que passou o tempo todo a lamentar-se e um casa de jovens brasileiros, pessoas que jamais esquecerei. Perto das 24h partimos, durante o voo o capitão voltou a informar que iríamos demorar mais 40 minutos de voo por causa do mau tempo mas lá cheguei. A minha família estava ansiosa quando cheguei mas em Faro estavam todos a espera do nosso voo com ansiedade e expectativa. Assim que aterramos o comandante voltou a falar :\ já ninguém o queria ouvir hehe Lamento mas temos de esperar mais uns minutos antes de dar início ao desembarque e em menos de 30 minutos entram 2 guardas no avião e levam o passageiro exaltado algemado... Nesse momento eu lembro-me que tinha ouvido o hospedeiro falar pelo comunicador ..." Então fazemos o que está no protocolo certo? Sim ele diz que não paga..." Foi uma das maiores aventuras da minha vida e nunca me vou esquecer desse dia. Embora o dia ontem tenha sido melhor não consegui deixar de comparar.
Sei que não foi nada de especial mas acredito que cresci nesse dia afinal eu nunca me orientei muito bem a  viajar sozinha. 

Depois destas aventuras todas, a receita que vos trago é uma receita de que gosto muito e que me faz lembrar em cada dentada que as coisas mais importantes são as mais simples. Quando estamos longe de casa é a simplicidade que nos enchem o coração. Esta receita foi-me dada pela minha prima Patrícia, ela faz bolos maravilhosamente simples e deliciosos este é um dos meus favoritos.


Bolo de Maçã da Patrícia
Ingredientes:
  • 5 ovos;
  • 2 chávenas de farinha com fermento;
  • 2 chávenas de açúcar;
  • 1 chávena de óleo;
  • 3 maçãs cortadas em cubos;
  • 1 colher se sopa de canela.
Preparação:
Levantar os ovos em relevo com o açúcar. Envolver o óleo, a farinha, a canela e no final a maçã.
Levar ao forno 180ºC aproximadamente 30 minutos.


11 comentários:

  1. Adorei ler esse relato! Sabes, é que eu adoro comédias! No momento que essas situaçoes acontecem não achamos graça nenhuma, mas depois acaba por ter piada! Desculpa, não pude evitar rir à gargalhada pois foste tão engraçada a contar isso! Quando fui aos estados unidos tive uma experiencia muito semelhante à que tiveste desta vez por isso revi-me muito na tua historia! E quando fui de lua de mel tive outra situação caricata que também nunca vou esquecer! Quanto ao bolo de maçã, eu adoro bolos com maçã, são dos meus preferidos! Adoro o sabor e o aroma que deixam na casa! E sim, concordo plenamente contigo, as coisas simples muitas vezes são as melhores, como se costuma dizer "menos é mais"! Foste tu que fizeste todos aqueles doces sozinha? Estão lindos, perfeitos e maravilhosos! És uma excelente pasteleira! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei curiosa para conhecer essas aventuras XD na minha família ainda temos mais umas quantas... não estava nos meus planos partilhar esta história mas depois de tantas aventuras para chegar a casa achei que podia partilhar com vocês estes últimos acontecimentos :D

      Eliminar
  2. A tua vida dava um filme, ou melhor, as tuas aventuras de viagem davam uma comédia. Foi cá uma aventura e tanto e achei super engraçado tudo. Se estivesse no teu lugar tinha entrado em pânico e não sei se tinha cabeça para pensar assim em alternativas como tu :) Em relação ao bolo, adoro maçã e estes bolos simples são sempre os melhores :D
    Feliz Natal para ti ...

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehe um filme não sei mas lá que me vi grega (salvo seja) para chegar a casa vi mas já cheguei e já passei a manhã a fazer docinhos :D Hah e o sangue frio chega sem nós darmos conta eu no comboio na quinta so pensava aiii como é que eu vou conseguir correr ai não vou conseguir e depois apareceu aquela Sra e eu do nada consegui :D

      Eliminar
  3. Ah ah ah, coitada de ti, tanta desgraça e ainda por cima a acarretar 50 e tal kgs, isso foi dose! He he he
    Em relação ao bolo, está uma delícia, adoro bolos de maçã!
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo uma loucura tinha montes de tralha até um conjunto de cerâmica para fazer as tartes tradicionais inglesas, livros, um jarro com borboletas faz de conta ai mãezinha só eu mesmo :D uma vez até trouxe o meu hamster e a gaiola dentro da mala quando vim de autocarro do fundão chegamos bem os dois nesse dia sem problemas de maior XD

      Eliminar
  4. Oi Therasia!
    Que aventura heim, eu no seu lugar choraria loucamente! kkkk
    Graças a Deus que tudo saiu bem né?
    Esse bolo está de encher a boca de água, hummmmm, amei!
    Amiga, como semana que vem deve ser um pouco corrida, aproveito p/já desejar um Natal muito abençoado e um 2016 de muita saúde, muita paz e muitas alegrias p/vcs. Que possamos estar juntas nesse novo ano e nos muitos outros que hão de vir!
    Bjssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haaa nós choramos mas em poucos segundos recuperamos ;) Feliz Natal, que este seja o melhor de sempre :D Beijinhos enormes e bons cozinhados :*

      Eliminar
  5. Simples bolo de maçã que deve ter um óptimo sabor. Não me importava de comer agora mesmo uma fatia :P~
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Meu Deeeeus, juro que acabei de ficar com imensa pena de ti! Só percalços... Deve ser desesperante, parece que os meios de transporte andam a congeminar para te complicar a vida! Nunca andei de avião, comboio poucas vezes, se me acontecesse isso ficava tããão irritada... Mas bem, acabou por correr tudo bem (mais ou menos) e coisas destas acabam por pôr tudo em perspetiva, não é verdade? Agora és uma pessoa conhecedora de situações do género :P E tens boas histórias para contar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com isto tudo esqueci-me de dizer que o bolo parece muito bom! E sendo simples melhor, depois das complicações todas :P

      Eliminar