domingo, 29 de dezembro de 2013

Natal Natal Natal - O meu tronco de Natal - 2013





São muitos os doces que fazem parte do nosso Natal, no entanto o tronco de Natal nunca foi uma tradição cá em casa. Eu faço anos no dia 1 de Janeiro e quando era criança havia sempre festa de dois dias cá por casa e lembro-me vagamente que uma das minhas tias trazia sempre um tronco de Natal... mas eu era tão pequena que nunca o cheguei a provar. Só, há cerca de dois anos, comecei a fazer tronco de Natal para a ceia natalícia. Mas para ser um tronco verdadeiro teria de ser tão bonito como bom, ter as decorações de plástico tradicionais e ser polvilhado com açúcar em pó.

Quando no ano passado aprendemos a fazer torta de batata doce na escola hoteleira eu sabia que era uma excelente opção para fazer o meu tronco e assim foi. Desde então já fiz de batata doce, de bana e de abóbora, adicionei as minhas especiarias favoritas, o meu creme favorito e avelãs torradas. O creme de chocolate que uso é fantástico pois sabe a mousse de chocolate e não tem aquele sabor forte a manteiga que alguns cremes podem ter. 

Foi um decisão difícil mas por unanimidade de votos ganho a torta de batata doce ... e também porque as bananas do nosso quintal ainda estão um pouco verdes ^^. 

Tronco de Natal da Therasia

Ingredientes para a torta:
* 100g açúcar moreno;
* 100g de açúcar amarelo;
* 5 ovos separados;
* 110g de farinha;
* 1 colher de café de fermento em pó;
* 1 colher de chá de canela;
* 1/2 noz moscada ralada;
* 1 colher de chá de aroma de baunilha (de Madagáscar)
* 400g de puré de bata doce assada, ou banana moída, ou puré de abóbora...
Ingredientes para o recheio:
* 125ml de natas;
* 125ml de leite gordo;
* 1\2 vagem de baunilha;
* 100g de açúcar amarelo;
*  4 gemas;
* 1 pau de canela;
* 2 colheres de sopa de farinha;
* avelã torrada, triturada q.b.
Ingredientes para o creme de chocolate:
* 300g de chocolate 70%
* 4 claras grandes (> de 30g)
* 200g de açúcar;
* 1 colher de café de cremor tartaro;
* 450g de manteiga de vaca sem sal amolecida;
* baunilha q.b. (aroma, vagem...)

Preparação:
Para a torta, Bater as gemas com o açúcar até se obter uma mistura fofa e esbranquiçada, adicionar o puré e envolver a farinha. Levantar as claras em castelo e envolver as mesmas muito delicadamente no preparado anterior. Espalhar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180º por cerca de 30 a 45 minutos. 

Para o creme, levar ao lume o leite com as natas, a baunilha e o pau de canela, apagar o lume assim que o leite começar a borbulhar e deixar apurar por uns minutos (5 a 10).
Deslaçar as gemas com o açúcar e a farinha e verter muito lentamente e sem parar de mexer parte do leite quente, a este processo chama-mos temperar as gemas. Continuando a mexer sempre, juntar o restante leite quente. Voltar a colocar a mistura no lume mexendo sempre para que fique mais grosso e mais cremoso. Se, durante este processo o creme ficar com grumos, basta passar a varinha mágica e retirar do lume de imediato.

Para o creme de chocolate, colocar água a ferver dentro de um alguidar bem grande, numa taça mais pequena, adicionar as claras e o açúcar e mexer suavemente para que o açúcar se dissolva nas claras esta taça mais pequena deve estar dentro do alguidar da água quente.
Agora colocar a taça das claras na bancada e começar a bater as mesmas com a ajuda de uma batedeira eléctrica, quando as claras estiverem espumosas, adicionar o cremor tartaro e continuar a bater até se obter um merenguem bem firme. Envolver a manteiga amolecida e a baunilha batendo bem. Nesta faze a mistura parece talhada. Envolver então o chocolate derretido e ligeiramente arrefecido à mistura das claras e da manteiga, o creme irá ligar novamente como que por magia. 

Para a montagem, espalhar o creme sobre a "folha" de torta e sobre o mesmo espalhar as avelãs torradas trituradas. Fazer um rolo com a ajuda do papel vegetal.
Cortar uma parte da torta enviesada e encostar esta parte ao tronco principal.
Colocar o creme de chocolate numa manga de pasteleiro e decorar a gosto, pode usar-se também uma espátula ou até um garfo, basta dar asas à imaginação. 



1 comentário: