sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ingredientes especiais e algumas notas ;)

Olá a todos, hoje trago-vos uma mensagem diferente, vou esclarecer algumas questões que me colocam com frequência, não através do blog, tendo em conta que se trata de um projecto recente, mas no dia a dia...
Vou falar-vos então dos meus ingredientes favoritos e esclarecer alguns factos que acho interessantes...

Um produto gourmet é um produto exclusivo, pode ser ou não de produção limitada mas é sempre algo que possui uma qualidade a cima da média e na minha opinião, para que um produto seja gourmet não basta ser caro e ser vendido em locais específicos, há muitos produtos especiais que tornam qualquer prato especial. Muitos deles podem ser encontrados até no mais simples dos supermercados. 

Alguns dos meus ingredientes favoritos, notas e curiosidades...

Mel da Tia Adelina




No concelho de Alcoutim aqui no Algarve existe um lugar chamado Fernandilho. Foi nesse lugar que a minha mãe e os meus tios nasceram, no entanto a família veio para a cidade e só a minha tia Adelina ficou a morar em Fernandilho. Lá ela tem de tudo o que a terra pode oferecer. Há muitos anos (1990's) tinha até uma queijaria.

A minha tia tem algumas colmeias das quais extrai mel, é esse mel que eu utilizo nas minhas receitas e garanto-vos que não há igual, pelo menos nos supermercados sei que não há, aqui temos um produto gourmet que nem sequer chega às lojas...
Este mel é mais espesso e possui uma cor mais escura, o paladar é bastante pronunciado... 

Por estes lados há bons produtores de mel e há feiras de artesanato e da serra por todo o país; procurem na vossa zona, vão encontrar mel de excelência com certeza.
Em Paris há quem produza mel no topo de edifícios =D


Flor de Sal de Tavira (sal de Tavira)




Eu tenho a sorte de ser de uma cidade maravilhosa onde se produz sal de altíssima qualidade. Aqui em casa costumamos ir até ás salinas, onde há um escritório tipo loja e compramos uma saca de 25kg de sal por menos de 5€, este é um sal especial. Vem húmido sente-se mesmo que foi tirado das salinas para as nossas mão é fenomenal. 

A nossa flor de sal é uma das melhores do mundo e já ganhou numerosos prémios internacionais. 

Ovos...
Sempre que as nossas galinhas ou as galinhas das minhas tias estão de bom humor usamos cá em casa ovos caseiros, no entanto, é difícil encontrar ovos caseiros 365 dias por ano.

Nos mercados, praças etc, há sempre alguém que vende ovos caseiros e esta será a melhor opção para quem não tem galinhas por perto.
Para quem não tem a sorte de encontrar ovos caseiros, recomendo ovos do supermercado de tamanho L.
Tenham sempre em conta que um ovo pesa em média 50g.


Manteiga vs Margarina

Eu uso quase sempre manteiga de vaca sem sal para poder ajustar eu mesma a quantidade de sal.
A minha manteiga favorita é a primor sem sal, não há nada como uma boa manteiga de vaca, gosto de outras marcas mas esta vem embrulhada em papel e eu gosto. Pode ser ligeiramente mais saudável, mas eu raramente uso margarina, experimentem usar sempre manteiga de vaca e verão a diferença que faz nos vossos pratos, doces ou salgados.

Canela vs Cassia



Há algum tempo atrás fiz uma viagem a Barcelona e estava a passear pelo Boqueria quando os meus olhos bateram num ingrediente curioso, na etiqueta dizia canela ceilan e como tinha uma cor diferente (mais clara do que o normal) fiquei a pensar no assunto e pedi 50g para experimentar...
Quando cheirei não podia acreditar, o cheiro era maravilhoso, definitivamente diferente do cheiro de canela a que estava habituada.

Essa canela não mais nada menos do que isso mesmo, canela , nos supermercados portugueses o que se vende é Cassia e não canela (na foto os paus grandes são de canela), hoje já podemos encontrar canela desta no pingo-doce, até agora o único local onde vi à venda, os paus desta canela são maiores e a sua folha é mais fina. como podem ver na foto.

Tal como a canela há uma grande variedade de especiarias na minha colecção, sim, eu faço colecção de especiarias.
Costumo comprar as minhas especiarias em feirinhas de artesanato ou assim, no entanto a barraquita onde compro tem um site e podem encomendar on.line.

Os paus de canela grandes costumo comprar uma vez por ano nos Dias Medievais de Castro Marim, há um senhor espanhol que vende muitas especiarias.

Baunilha



Usar vagem de baunilha sempre que queremos aromatizar os nosso pratos pode sair muito caro aqui em terras lusitanas, no entanto eu uso sempre vagem de baunilha de alta qualidade a um optimo preço.

A baunilha que uso é de madagascar mas há outros paises que produzem baunilha de excelente qualidade, entre os quais o Uganda.
Podem mandar vir a baunilha em molhos e assim poupam dinheiro eu costumo mandar vir deste site...

Não usem açúcar baunilha-do ou essência de baunilha, se utilizarem extracto ou vagem vão notar a diferença de imediato.

Bananas e outras frutas...


As frutas são quase sempre aqui de casa e da época, adoro as nossas bananas e na foto podem ver uma cesta com coisas que colhemos aqui em casa. Temos uma romã, bananas, uma manga, um marmelo e um dióspiro, temos ainda maçãs, ameixas, pêssegos, nectarinas, nêsperas, morangos, batatas doces, medronho, tangerinas, laranjas, limões, pêras ...
Mais uma vez vão aos mercados pesquisem no supermercado pode ser mais barato mas a qualidade é inferior.

Açúcar

Este é um tema que dava para falar durante horas...
Hoje o açúcar que uso mais é o moreno e o amarelo areado, ambos da Sidul...

Quando estive a viver no Reino unido, podia encontrar uma grande variedade de açúcares o que me deixava fascinada, algumas dessas variedades eram ... Caster, Demerera, Light Brown, Dark Brown, Light Muscavado, Dark Muscavado, White Sugar, entre outros.

Cá em Portugal não é fácil encontrar estes açucares, a Sidul tem hoje em dia uma boa gama de produtos mas induz as pessoas em erro, por exemplo, com o açúcar mascavado, que na realidade se trata de açúcar demerara.

O açúcar amarelo areado da mesma marca é o light brown sugar e o moreno, um produto recente mas fantástico, é igual ao Dark Brown sugar. O Caster Sugar é o açucar fino que a Sidul também tem mas nas receitas que peçam este tipo de açúcar podemos usar o nosso açúcar normal já que o açúcar em Portugal é ligeiramente mais fino. Eu tive oportunidade de comprovar isso ;)

Na Bélgica há ainda um açúcar muito especial que é servido geralmente com crepes uma delícia...

Deixo-vos este topico que retirei de um dos meus blogs favoritos ;)


Esta foto foi retirada do blog acima mencionado.

E assim termino esta sessão de esclarecimentos, qualquer dúvida basta perguntar, faltam aqui os ingredientes internacionais mas em breve irei falar sobre eles.





Sem comentários:

Enviar um comentário