terça-feira, 22 de outubro de 2013

Gelado de Chocolate de Leite e Malte (Malted Milk Chocolate Ice Cream)



Quando comprei o livro  Sweet Cream and Sugar Cones, coloquei postits em quase todas as páginas e este era um dos muitos gelados do livro que eu queria fazer, é realmente um dos meus livros favoritos e olhem que já tenho alguns, tem receitas fantásticas e não só de gelados. 

Como já vos disse a minha máquina de gelados é tudo para mim e embora faça gelados com menos frequência do que gostaria, cada vez que faço um é dia de festa. 

Este gelado é fantástico e embora eu tenha usado um produto que não é fácil de encontrar, o Horlicks, ou seja malte de leite em pó, podem perfeitamente substitui-lo por Ovomaltine ou por Milo, fácil de encontrar nos supermercado habituais.  



É um gelado bastante doce, e para o tornar ainda mais delicioso juntei-lhe maltesers esmagados e acreditem, é de comer e chorar por mais.

Ingredientes:
* 6 gemas grandes;
* 180g de chocolate de leite com > 30% cacau;  
* 1 + 3\4 de chávena  (250ml) de natas;
* 1 chávena de leite;
* 3\4 de chávena de Horlicks ou de Ovomaltine;
* 1 pitada de sal;
* 1 pacote de Maltesers grande.

Preparação:

1 - Partir o chocolate finamente e reservar dentro de uma taça.

2 - Deslaçar as gemas e reservar.

3 - Levar ao lume apenas para que escalde, o leite o sal as natas e o malte.

4 - Verter muito lentamente esta mistura para dentro da taça das gemas mexendo muito bem para evitar que as gemas cozam. A este processo chama-mos temperar as gemas.

5 - Agora volta-se a colocar esta mistura no lume para que engrosse ligeiramente, ou seja, para que cubra as costas de uma colher de pau. Passa-se por um coador para dentro da taça onde reservamos o chocolate e quando o mesmo se tiver fundido no creme, coloca-se a taça sobre uma taça de água e gelo para que não continue a cozer e para que arrefeça mais rapidamente. 

6 - Coloquem na máquina própria para fazer gelados e está pronto. 

Podem ainda colocar esta mistura em cuvetes de gelo e depois de congelado usar a bimby para lhe dar textura (é só uma ideia)





Sem comentários:

Enviar um comentário