Esta é uma tarte que eu sempre quis fazer. Só a tinha visto em fotos e tal como na América por aqui também é tempo de abóbora e batata doce e como uma amiga nos deu muitas abóboras foi a altura ideal para fazer esta tarte e devo dizer que é realmente fabulosa.
Normalmente é utilizada polpa de abóbora em lata mas como eu não tinha isso fiz o meu próprio puré de abóbora, algo que pode ser difícil já que temos de extrair o máximo de humidade possível da polpa da abóbora para que fique com a consistência desejada.
Descasquei a abóbora e dispus a mesma sobre um tabuleiro de ir ao forno, tapei com folha de alumínio e levei ao forno por 90 minutos a 125ºC ficou óptimo, triturei com a varinha mágica e estava pronto a usar.
Ingredientes:
Massa: (Podem usar massa quebrada de compra)*
* 200g de farinha sem fermento;
* 1 colher se sopa de açúcar amarelo;
* 1 pitada de sal fino;
* 1 gema;
* 120 g de manteiga de vaca sem sal bem gelada e cortada em cubos;
* 2 colheres de sopa de água gelada e mais alguma se for necessário;
Recheio:
* 2 + 1/2 chávena de puré de abóbora (chávena de 250ml);
* 1/2 lata de leite condensado;
* 3 ovos;
* 3 colheres de sopa de leite;
* 3 colheres de sopa de açúcar moreno ou mascavado;
* 2 colheres de chá de canela doce;
* 1 colher de chá de cravinho moído;
* 1 colher de chá de pimenta da jamaica em pó;
* 1 colher de chá de noz moscada.
Preparação da Massa:
1 - Está massa é simples de elaborar mas temos de ter alguns aspectos em consideração para que saia bem.
Ter em conta que os tempos de descanso da massa no frigorífico são cruciais e quer a água, quer a manteiga devem estar bem geladas.
2 - Colocar numa taça bem grande a farinha, o sal e o açúcar, adicionar os cubinhos de manteiga e com a ajudas dos dedos misturar e espremer com alguma suavidade a farinha e a manteiga, insistindo até que se obtenha uma mistura que pareça migalhas de pão. Nesta fase devemos ter obtido uma mistura granulosa e "feia" mas é mesmo assim. Num copo misturamos a gema com as 2 colheres de sopa de água gelada e vamos aos poucos juntando à nossa mistura. Forma-se uma bola de massa que não deve estar pegajosa.
Cobre-se a mesma com película aderente e coloca-se no frigorífico por 20 minutos.
3 - Retira-se do frio e com ajuda de um rolo, estende-se a massa e forra-se uma tarteira, eu usei uma tarteira funda tradicional nesta receita. Pica-se a massa com um garfo e vai novamente ao frigorífico por mais 20 minutos.
4 - Retira-se do frio e sobre a mesma coloca-se papel de alumínio algo que faça peso sobre os mesmos, eu usei feijões, mas podem usar arroz, grãos ou até as bolinhas de cerâmicas apropriadas. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.
Este processo em Inglês chama-se Blind Baking e serve para evitar que a massa fique mal cozida.
A foto não deixa ver muito bem mas dá uma ideia;)
5 - Passados 20 minutos, retiram-se os pesos e a folha de alumínio e coloca-se novamente no forno.
É muito Importante que a base esteja completamente cozida, já que não irá cozer mais depois de colocado o recheio.
Recheio:
6 - Para o recheio basta colocar todos os ingredientes numa taça e mexer vigorosamente até que se obtenha uma mistura homogénea.
7 - Verte-se esta mistura sobre a base da tarte e vai ao forno por 50 minutos a 180ºC.
Eu servi a tarte com natas azedas batidas com açúcar em pó.
*Se usarem massa quebrada de compra basta forrar a tarteira, picar a massa com um garfo e levar a cozer com o papel de alumínio e os pesos, retirando os mesmos a meio para que a base fique dourada.
Sem comentários:
Enviar um comentário