quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Chutney de Abóbora Menina e Maçãs (tudo cá de casa)
Foi numa aula do curso de Gestão e Produção de Cozinha que fiquei a saber que adoro chutney. Já tinha tido muitas oportunidades de provar com caril etc. mas nunca gostei muito de doces e compotas etc e não tinha tido coragem para provar ... mal sabia eu o que estava a perder. Segue aqui a receita para quem quiser algo agridoce, para servir com queijo fresco, carnes ou pasteis de bacalhau ...
Chutney de Abóbora Menina e Maçã!
Ingredientes:
* 1,5 kg de abóbora menina cortada em cubos pequenos;
* 1 kg de maçãs (qualquer tipo serve, eu usei bramley);
*1 cebola grande bem picada
* 500 ml de vinagre de cidra
* 1kg de açúcar amarelo;
*500g de açúcar para compotas;
* 2 paus de canela do ceilão ou 4 de cassia (a canela normal);
* 4 cravinhos
* 1 colher de chá de sementes de cominho;
* 1 colher de chá de sementes de erva doce;
* 1 colher de chá de pimenta da Jamaica em grão
* 1 colher de sopa de canela em pó;
* 1 colher de chá de jengibre em pó
*1 fio de azeite;
* Sal q.b
Preparação:
Nota prévia: Eu costumo usar um saquinho de tecido onde coloco todas as especiarias em semente, fecho o saquinho com um cordão e coloco-o dentro do tacho com todos os outros ingredientes, tal como se fosse um saquinho de chá.
1 - Levar um tacho grande ao lume e adicionar um fio de azeite, a cebola picada e um pouco de sal. Deixando as mesmas ficarem translucidas.
2 - Adicionar o açúcar amarelo e o açúcar para compotas deixando caramelizar suavemente.
3 - Juntar os restantes ingredientes, e o saquinho das especiarias, se utilizarem. Deixar tudo cozer bem durante cerca de 60 minutos.
4 - Passados os 60 minutos verificar se a abóbora e a maçã estão bem cozidas e se for o caso, retirar o saco das especiarias e moer levemente com a ajuda de uma varinha mágica, eu gosto do chutney mais moidinho, mas podem não passar a varinha mágica.
5 - Deixar o chutney ferver mais uns minutos e retirar do lume.
6 - Verter o mesmo para dentro de frascos e fechar muito bem com o chutney ainda quente.
7 - Agora, para que os frascos fiquem em vácuo temos de preparar uma panela bem grande onde caibam os frascos que acabámos de fechar.
8 - Colocar algo no fundo da mesma para que os frascos não toquem directamente no fundo. Colocar os frascos na panela e encher a mesma com água de forma a que fique pelo menos 2cm de água acima dos frascos.
9 - Levar a panela com os frascos dentro ao lume e quando começar a ferver contar 10 minutos.
10 - Retirar do lume e retirar também os frascos de dentro da panela. Deixar arrefecer e servir passado 2 meses, pois este chutney sabe melhor depois de maturar um pouco. Eu nunca consigo esperar muito e começo logo a comer o chutney mas passado este tempo fica realmente melhor ;) Enquanto os frascos arrefecem é possível que façam sons estranhos ;)
Na foto podem ver os meus frasquinhos de chutney e também os de geleia de uva e hibiscus que vai ser a minha próxima receita ;)
Até Breve!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário