O meu pai é um agricultor de mão cheia mas quer sempre ajuda e eu confesso, não tenho muito jeito para as lides da agricultura e esquivo-me sempre das suas investidas.
No entanto, há duas coisas que gosto muito de fazer, gosto de apanhar azeitonas para fazer o nosso azeite maravilhoso e gosto de apanhar as uvas para fazer o vinho caseiro que eu não bebo, mas mesmo sem gostar de uvas ou azeitonas é sempre uma tarefa muito agradável e relaxante.
Este ano decidi colocar umas uvas de parte e fazer uma geleia de uva, no entanto, durante a confecção não estava a obter a cor desejada e acabei por lhe adicionar duas colheres de sopa de hibiscus secos que comprei numa feira árabe na barraquinha das especiarias da qual sou cliente habitual, eles têm loja online http://www.algarvespice.com/.
Assim a cor ficou perfeita e o sabor é maravilhoso.
Os hibiscus são umas floes muito populares na Jamaica, há flores à venda em xarope que são óptimas para colocar no fundo dos copos de champanhe. A versão seca que uso nesta confecção serve para fazer a "Água de Jamaica", entre muitas outras coisas.
Geleia de Uvas e Hibiscus
Ingredientes:
* 1,5L de sumo de uva (na receita explico como prepara-lo)
* 60g de pectina (eu usei pectigel da diese)
* 1kg de açúcar
* 2 colheres de sopa de hibiscus secos
Preparação:
1 - Para preparar o sumo de uva, basta coloca-las dentro de um tacho grande e levar o tacho ao lume. Com a ajuda de um esmagador de batatas vão-se esmagando as uvas e com o calor elas começam a libertar o seu sumo (não adicionem água).
Quando já se puder ver algum líquido no fundo do tacho adiciona-se os hibiscus.
Mantém-se o tacho no lume até que se tenha extraído o máximo de sumo das uvas possível.
Coa-se o sumo com um coador coberto com um pano apropriado.
2 - Votamos a colocar o sumo no tacho limpo e volta novamente ao lume.
Adiciona-se o açúcar e deixa-se ferver ligeiramente.
3 - Adiciona-se a pectina e deixa-se ferver por mais 30 minutos.
4 - Retira-se do lume, coloca-se em frascos esterilizados com tampa de enroscar.