Olá a todos,
Como alguns de vocês sabem eu sou "louca" pelo Natal.
Quando chega esta época do ano há tantas coisas que quero fazer que chego a sentir-me aflita, pois o tempo passa a correr e nunca faço tudo o que gostaria de fazer.
A receita que vos trago hoje foi feita no início do ano e quero voltar a faze-la este Natal. Foi a primeira coisa que fiz depois de comprar a minha máquina fotográfica em Janeiro.
No ano passado o Paris Brest foi uma das novidades do afteroon tea, o meu colega Max tinha muito orgulho da sua receita e foram muitos os que disseram que era mesmo "o verdadeiro Paris brest". Acreditem, é mesmo maravilhoso e ele ensinou-me alguns truques, no entanto esta versão simplificada é mais fácil de fazer.
Esta delícia é composta por um belo choux, ou farto, em bom português, uma base crocante com avelãs torradas, chocolate e feuelletine e um creme mousseline com uma boa dose de praliné. É simplesmente maravilhoso.
Craquelin (capa crocante)
Ingredientes:
- 50g de manteiga;
- 60g de farinha T55;
- 60g de açúcar.
Preparação:
Juntar todos os ingredientes para formar uma massa. Estender o mais finamente possível, entre duas folhas de papel vegetal e colocar no congelador durante 20 minutos. Retirar do congelador e cortar círculos, ligeiramente maiores do que o tamanho da massa do choux.
Massa de Choux (Fartos)
- 250ml água;
- 100g de manteiga;
- 5g de açúcar;
- 2g sal;
- 150g de farinha T55;
- 250g ovos (aproximadamente);
Preparação:
Numa caçarola, levar ao lume a água, a manteiga, o açúcar e o sal.
Peneirar a farinha para uma taça grande e reservar.
Quando a mistura da água começar a ferver, desliga-se o fogo e verte-se a farinha para dentro da caçarola de uma vez só. Volta-se a acender o fogo, mexendo sempre o aparelho vigorosamente, quando se tiver formado uma bola de massa e uma película à volta do tacho, retira-se do lume e deixa-se arrefecer ligeiramente.
Em seguida vão se adicionando os ovos 1 a 1 mexendo muito bem com uma colher de pau entre cada adição. Este processo pode ser feito com uma batedeira eléctrica. Podem precisar de adicionar mais ou menos ovos dependendo da consistência da massa. Para testar se a massa está com a consistência desejada, basta mergulhar nas mesma uma colher de pau, se a massa ficar agarrada à colher em forma de V, está pronta.
Enche-se um saco de pasteleiro com a massa e num tabuleiro anti-aderente tendem-se bolinhas do tamanho de nozes. Sobre as mesma, colocar os discos do craquelin. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC por cerca de 30 minutos. Não abram o forno durante a cozedura para evitar que os choux colapsem.
Creme Pasteliro com Praliné
Ingredientes:
- 125ml de leite
- 125ml de natas
- 1 vagem de baunilha
- 5 gemas grandes
- 120g de açúcar
- 20g de maisena
- 60g de pasta de praline (usei da marca valrhona)
- 60g + 60g de manteiga
Preparação:
Levar ao lume as natas, o leite, a baunilha e o açúcar, assim que levantar fervura, apagar o lume. Numa taça, bater as gemas, o açúcar e o amido de milho. Juntar o leite quente à mistura das gemas aos poucos para que as mesmas não talhem. Levar o aparelho novamente ao lume para que engrosse. Com o creme ainda quente (cerca de 45ºC) adicionar 60g de manteiga mexendo bem. Colocar o creme no frio tapado com película aderente em contacto directo para evitar que se forme uma pele. Antes de usar o creme, retirar do frio e bater o mesmo com a batedeira. Adicionar a restante manteiga amolecida batendo bem para que o creme fique liso e fofo.
Base crocante
Ingredientes:
- 150g de chocolate de leite derretido;
- 50g de avelãs torradas (grosseiramente partidas)
- 50g de feulletine ( ou cereais frosties)
- 30g de pasta de praliné
Preparação:
Envolver todos os ingredientes numa taça e reservar.
Montagem:
Abrir os choux ao meio com uma faca.
Na base de cada um colocar uma porção da base de chocolate com a ajuda de uma colher.
Sobre a mesma colocar o creme com uma manga de pasteleiro.
Finalizar com a tampa e uma avelã para decorar.
Nooooooossa! Que delícia devem ser! Adorei e fiquei babando de vontade aqui! beijos, bons preparativos para o Natal! chica
ResponderEliminar