segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nougat de Pecãs e Xarope de Acer




Uma das coisas boas que o Verão tem, são as feirinhas, árabes, medievais etc, este ano lá fui a Cacela Velha e comprei frutos secos e especiarias no sítio do costume, (http://www.algarvespice.com/). Eles têm de tudo e acabo por vir sempre de mãos cheias. 

Desta vez repus o meu stock de canela do ceilão, de aniz estrelado e de favas tonka mas não me fiquei por aí comprei ainda frutos secos, folhas de lima kafir, flor de noz moscada (o mace que eu procurava há séculos), chá preto um indiano e um fumado, raz el hanout, chai masala (a minha gigantorme paixão) e erva doce de altississima qualidade Haaa Adoro!

Embora tenha duas nogueiras pecã aqui no jardim, como ainda são novas, as pecãs têm muita casca e ficam sempre muito partidas, por isso quando vi que este ano a tenda dos frutos secos tinha nozes pecã e macadamia haaaa fiquei nas nuvens :)

Comprei 200g de nozes pecã com a intenção de fazer uma tarte, no entanto já me passaram pela cabeça mil e uma maneiras diferentes para as usar... até que me lembrei que tinha um frasco de golden syrup com sabor a acer Maple Flavoured Golden Syrup. Sendo o Acer e as nozes pecã um Duo para lá de clássico lembrei-me que era perfeito para fazer um nougat com pecãs e sabor de acer et voi la! 

Nougat de Pecãs e Acer
* 200g de açúcar;
* 100g de manteiga;
* 85ml de água;
* 20g de bicarbonato de sódio;
* 100g de nozes pecã.

Preparação:
Levar ao lume, num tacho pequeno, o açúcar, o xarope e a água, quando a mistura levantar fervura adicionar a manteiga e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos, a mistura deve endurecer imediatamente após ser colocada num pouco de água. Retirar do lume e adicionar o bicarbonato e as nozes. Verter rapidamente para cima de um silpat e deixar arrefecer. Partir em bocados ou triturar.




Manter todos os ingredientes por perto...



O caramelo que podem ver no fundo da taça já está sólido ;)


Apagar o lume e juntar o bicarbonato de sódio...


Espalhar num silpat!

2 comentários:

  1. Olá Therasia!!!
    Vim conhecer o blog e já me deparo com essa delícia...eu nem posso fazer uma coisa dessas, não pararia de comer até ver o final! rsrsrs
    Já estou te seguindo para voltar sempre!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda! Beijos e boa semana!!! =)
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda, muito obrigada pelo carinho, já me fui deliciar lá no teu blog, que delícia :D Adorei Beijinhos!

      Eliminar