terça-feira, 8 de julho de 2014

Lasanha Vegetariana ... Não se assustem, é uma Delícia!



Durante o meu estágio final de curso, no Restaurante Largo do Paço em Amarante, tive a sorte de ficar hospedada na Casa da Juventude de Amarante e curiosamente foi de lá que trouxe esta maravilhosa receita. 

No 1º piso da Casa da Juventude, existe uma zona de quartos e no piso inferior encontra-se um bar vegetariano, tem sempre um prato do dia e garanto.-vos que irá agradar até os mais amigos da carne, tal como eu. 

O cardápio inclui pratos como açorda vegetariana, pataniscas vegetarianas com arroz, lasanha, canelones, seitan à Brás, tofu grelhado com cuscus e ananás, tudo uma delicia. 

Para uma amante de Massas como eu escusado será dizer que o meu prato favorito era a Lasanha Vegetariana, normalmente disponível às sextas feiras, háh e quase que me esquecia de vos falar do covert, um pão torrado deliciosos cortado em cubos servido com azeite e sementes de sesamo ... uma maravilha, já para não falar dos sumos de fruta... AAAAAh um sonho ^_^

 Esta receita tinha de vir comigo para casa e depois de uma conversa com a talentosa cozinheira, a Dina, como é carinhosamente chamada, fiquei com as dicas necessárias para tentar a receita em casa e aqui fica o resultado :) 

Lasanha Vegetariana

Ingredientes:
* 500ml de molho de tomate, caseiro de preferência;
* 1 cebola grande;
* 2 cenouras raladas;
* 5 cogumelos porto bello médios;
* 2 curgetes médias;
* 1 chávena de ervilhas congeladas;
* 1\4 de uma couve lombarda (usei coração de boi);
* 1 bloco de tofu ralado;
* 2 folhas de louro;
* tomilho limão q.b.;
* Azeite q.b.;
* 1L de molho béchamel;
* 1 embalagem de folhas de lasanha frescas;
* 1 embalagem de queijo Mozarela ralado;
* Mistura de sementes para finalizar;

Preparação:
Comecem por cortar todos os legumes, para que esteja tudo por perto antes de começar.
Coloquem um pouco de azeite num tacho e adicionem o louro, o tomilho e a cebola, quando a mesma estiver translúcida, adicionem o molho de tomate e deixem reduzir por cerca de um minuto. Adicionem os legumes um por um, finalizando com o tofu. Deixem no lume por mais 10 minutos até que  todos os  legumes estejam tenros. Apaguem o lume e reservem.
Cubram o fundo de um Pirex com metade do refogado e disponham folhas de lasanha sobre o mesmo. Reguem com molho béchamel. Disponham a outra metade do refogado, seguido de outra camada de massa e mais uma camada de béchamel, finalizem com queijo ralado e sementes tostadas. 
Levem ao forno por 45 minutos a 200ºC. 
Bom Proveito! 








Sem comentários:

Enviar um comentário