domingo, 29 de dezembro de 2013

Natal Natal Natal - O meu tronco de Natal - 2013





São muitos os doces que fazem parte do nosso Natal, no entanto o tronco de Natal nunca foi uma tradição cá em casa. Eu faço anos no dia 1 de Janeiro e quando era criança havia sempre festa de dois dias cá por casa e lembro-me vagamente que uma das minhas tias trazia sempre um tronco de Natal... mas eu era tão pequena que nunca o cheguei a provar. Só, há cerca de dois anos, comecei a fazer tronco de Natal para a ceia natalícia. Mas para ser um tronco verdadeiro teria de ser tão bonito como bom, ter as decorações de plástico tradicionais e ser polvilhado com açúcar em pó.

Quando no ano passado aprendemos a fazer torta de batata doce na escola hoteleira eu sabia que era uma excelente opção para fazer o meu tronco e assim foi. Desde então já fiz de batata doce, de bana e de abóbora, adicionei as minhas especiarias favoritas, o meu creme favorito e avelãs torradas. O creme de chocolate que uso é fantástico pois sabe a mousse de chocolate e não tem aquele sabor forte a manteiga que alguns cremes podem ter. 

Foi um decisão difícil mas por unanimidade de votos ganho a torta de batata doce ... e também porque as bananas do nosso quintal ainda estão um pouco verdes ^^. 

Tronco de Natal da Therasia

Ingredientes para a torta:
* 100g açúcar moreno;
* 100g de açúcar amarelo;
* 5 ovos separados;
* 110g de farinha;
* 1 colher de café de fermento em pó;
* 1 colher de chá de canela;
* 1/2 noz moscada ralada;
* 1 colher de chá de aroma de baunilha (de Madagáscar)
* 400g de puré de bata doce assada, ou banana moída, ou puré de abóbora...
Ingredientes para o recheio:
* 125ml de natas;
* 125ml de leite gordo;
* 1\2 vagem de baunilha;
* 100g de açúcar amarelo;
*  4 gemas;
* 1 pau de canela;
* 2 colheres de sopa de farinha;
* avelã torrada, triturada q.b.
Ingredientes para o creme de chocolate:
* 300g de chocolate 70%
* 4 claras grandes (> de 30g)
* 200g de açúcar;
* 1 colher de café de cremor tartaro;
* 450g de manteiga de vaca sem sal amolecida;
* baunilha q.b. (aroma, vagem...)

Preparação:
Para a torta, Bater as gemas com o açúcar até se obter uma mistura fofa e esbranquiçada, adicionar o puré e envolver a farinha. Levantar as claras em castelo e envolver as mesmas muito delicadamente no preparado anterior. Espalhar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180º por cerca de 30 a 45 minutos. 

Para o creme, levar ao lume o leite com as natas, a baunilha e o pau de canela, apagar o lume assim que o leite começar a borbulhar e deixar apurar por uns minutos (5 a 10).
Deslaçar as gemas com o açúcar e a farinha e verter muito lentamente e sem parar de mexer parte do leite quente, a este processo chama-mos temperar as gemas. Continuando a mexer sempre, juntar o restante leite quente. Voltar a colocar a mistura no lume mexendo sempre para que fique mais grosso e mais cremoso. Se, durante este processo o creme ficar com grumos, basta passar a varinha mágica e retirar do lume de imediato.

Para o creme de chocolate, colocar água a ferver dentro de um alguidar bem grande, numa taça mais pequena, adicionar as claras e o açúcar e mexer suavemente para que o açúcar se dissolva nas claras esta taça mais pequena deve estar dentro do alguidar da água quente.
Agora colocar a taça das claras na bancada e começar a bater as mesmas com a ajuda de uma batedeira eléctrica, quando as claras estiverem espumosas, adicionar o cremor tartaro e continuar a bater até se obter um merenguem bem firme. Envolver a manteiga amolecida e a baunilha batendo bem. Nesta faze a mistura parece talhada. Envolver então o chocolate derretido e ligeiramente arrefecido à mistura das claras e da manteiga, o creme irá ligar novamente como que por magia. 

Para a montagem, espalhar o creme sobre a "folha" de torta e sobre o mesmo espalhar as avelãs torradas trituradas. Fazer um rolo com a ajuda do papel vegetal.
Cortar uma parte da torta enviesada e encostar esta parte ao tronco principal.
Colocar o creme de chocolate numa manga de pasteleiro e decorar a gosto, pode usar-se também uma espátula ou até um garfo, basta dar asas à imaginação. 



domingo, 15 de dezembro de 2013

Trufas de Coco e Macadamia - Trufas de Castanha - Natal 2013

Olá a todos, hoje trago-vos duas receitas fáceis para fazerem em casa. Este ano organizei o meu natal com bastante antecedência e até agora tem estado tudo a correr como planeado.

1º Fim de semana, decoração, 2º casa de gengibre, 3º trufas, bombons, e licor Irlandês em fim... Muito para fazer mas tudo a ser feito.

As trufas de coco que vos trago são inspiradas no bombons Rafaello da Ferrero, pois são os bombons favoritos da minha mãe e eu sou louca por coco. Resolvi dar um toque especial a estas trufas colocando uma macadamia no centro de cada uma delas e podem acreditar, estão fabulosas.

As trufas de castanha são as mesmas que apresentei num exame de pastelaria no qual tive uma nota maravilhosa devo dizer ^^. São aveludadas e cobertas com chocolate branco para contrastar com o recheio de ganache de chocolate negro.

Trufas de Coco e Macadamia



Ingredientes:
* 350g de chocolate branco
* 60 ml de creme de côco
* 60ml de natas ( de origem animal)
* 1 colher de sopa de Malibu
* 1 colher de chá de aroma de coco
* macadamia q.b
* coco ralado q.b

Preparação:
1 - Partir o chocolate branco e bocados, colocar numa taça e reservar.
2 - Levar ao lume branco as natas e o creme de coco, quando as natas e o creme começarem a borbulhar, retirar do lume de imediato e verter a mistura para dentro da taça do chocolate.
3 - Esperar um pouco e envolver o chocolate com o creme até que o chocolate derreta e se obtenha uma ganache brilhante e fluída.
4 - Adicionar o licor e o aroma, envolvendo bem.
5 - Verter a ganache para dentro de um tabuleiro pequeno eu usei uma forma de 20cmx20cm mas podem usar uma taça ou o que tiverem por perto.
6 - Levar ao frigorifico para que arrefeça e endureça.
Quando a mistura estiver com a consistência certa, devemos conseguir fazer bolinhas de chocolate. 
7 - No centro de cada bolinha colocamos uma noz inteira de macadamia e rolamos as trufas (as bolinhas de chocolate) em coco para que fiquem completamente cobertas. 

  

Trufas de Castanha cobertas com chocolate branco



Ingredientes:
* 125ml de natas (origem animal)
* 250ml de creme de castanhas (de compra ou caseiro)
* 400g de chocolate negro 60% ou 70%
*  1 colher de sopa de rum escuro
* 200g de chocolate branco temperado

Preparação:
Juntar numa taça todos os ingredientes e levar ao lume em banho-maria até que fique tudo bem ligado.
Verter a ganache para uma taça ou tabuleiro e levar ao frio até que seja possível fazer bolinhas com a mesma. Derreter e temperar o chocolate branco. Mergulhar as trufas no mesmo e deixar solidificar.  

domingo, 8 de dezembro de 2013

Gingerbread House - Casa de Pão de Gengibre 2013 - Making Christmas!


Olá, chegou finalmente o dia de fazer a casinha de gengibre, em 2010 estive no Reino Unido no âmbito do programa Erasmus, morei lá durante nove meses e a época natalícia foi a que mais me custou por estar longe da família mas como sou apaixonada pelo Natal aproveitei ao máximo e trouxe as malas cheias de presentes e de ideias, uma das coisas que trouxe foi um kit da Dr. Oetker para fazer uma casinha de pão de gengibre (gingerbread house) eu pensava não chegar a casa a tempo de festejar esse Natal com a família (uma historia que fica para mais tarde) mas consegui e com a ajuda da minha irmã fizemos a dita casinha. 

Na mala trouxe também uma revista que tinha a receita e o design de outra, muito mais bonita. Eu pensei logo, no ano que vem faço esta e assim foi... desde 2010 que faço uma casa no Natal é giro e divertido e a deste ano é assim ;)
Para as janelas vidradas usei uma ideia que vi no programa de Natal da Lorraine Pascal, usei rebuçados esmigalhados que derretem durante a cozedura da bolacha e ficam simplesmente perfeitas ^^

Deixo-vos a receita da bolacha (gingerbread) que pode ser bolacha ou bolo, neste caso uso a bolacha. Fica também a receita do Royal Icing que usei para fazer de cola, de neve etc...
Dêem asas á vossa imaginação e mão á obra ^^

Gingerbread House Recipe
Bolhachas de pão de gengibre
Ingredientes:
* 6 colheres de sopa de água;
* 210g de açúcar moreno, ou amarelo;
* 3 colheres de sopa de melaço (eu usei black treacle);
* 2 colheres de sopa de gengibre em pó;
* 3 colheres de sopa de canela;
* 1 colher de chá de cravinho em pó;
* 250g de manteiga sem sal;
* 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
* 560g de farinha.

Preparação:

1 - Num tacho médio aquecer a água, o açúcar, o melaço e as especiarias. Quando estiver tudo bem misturado envolver a manteiga e deixar que a mistura fique homogénea.




2 - Retirar do lume e adicionar o bicarbonato. A mistura irá ficar espumosa mas é isso que queremos ;). 
Deixar a mistura arrefecer à temperatura ambiente e adicionar a mesma á farinha. No final devemos ter uma massa suave mas que não se cola às nossas mãos.
3 - Enrolar a massa em película aderente e levar ao frigorífico por 30 minutos para que a massa fique um bocadinho mais dura e mais fácil de trabalhar. 
4 - Retirar a massa do frio, estender e dar a forma pretendida.






Para o Royal Icing (glace Real)
Ingredientes:
* 910g de açúcar em pó;
* 6 colheres de pó de merengue**;
* 170ml de água morna;
* 1 colher se sopa de aroma sem óleo a gosto (usei de amêndoa);

Preparação:
Juntar numa taça grande o açúcar e pó de merengue. Com a ajuda de uma vara de arames envolver os dois pós. Juntar a água e o aroma bater muito bem com a batedeira, iremos obter uma pasta branca muito espessa. É esta a cola da nossa casinha. A esta glace podemos juntar água para assim decorar outras bolachas.
** O pó de merengue que usei é marca Wilton, podem encontra-lo em qualquer loja de decoração de bolos.

Para esta casinha usei também pasta de açúcar para fazer o boneco de neve e a base das árvores de Natal, com a bolacha que sobrou fiz formas diferentes, fiz maçãs, sinos, árvores de Natal e ainda estrelas com vidrado de frutas, para o qual usei rebuçados de fruta. 













Feliz Época Natalícia!