sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cheesecake de Chocolate Branco com Coulis de Morangos e Hortelã



Este cheesecake acabou por ficar maravilhoso mesmo depois da serie de desgraças que quase deitaram por terra todo o esforço que fizera para o conceber. 

Tinha a certeza de que queria fazer um cheesecake mas tinha também noção de que não tinha quase nenhum dos ingredientes necessários. 
Despois de uma busca profunda acabei por encontrar solução para quase tudo, a receita pedia 500g de queijo creme eu tinha só 300, pedia natas azedas... eu só tinha normais em fim ... resolvi improvisar e acabei por ter sorte. 

Para o queijo consegui arranjar 280g graças aos queijinhos da vaca que ri e as natas azedas fiz com natas normais, iogurte natural e limão. Confesso que a certa altura eu mesma acreditei que não iria resultar mas estava enganada. 

Esta é uma receita bem simples de realizar, isto é, se tiverem todos os ingredientes por perto, caso contrário basta improvisar mas com algum cuidado, eu acabei por ter sorte. 


Cheesecake de Chocolate Branco com Coulis de Morango e Hortelã

Ingredientes:

Interior:
*  500g de queijo creme (tipo philadelphia)
*  100g de açucar 
*  3 ovos grandes + 1 gemas
*  1 colher de sopa de amido de milho (maizena)
*  300 ml de natas azedas (**)
*  180g de chocolate branco (***)
*  interior de 1/2 vagem de baunilha
*  raspa de 1 limão
Base:
*  250g de bolachas digestivas
*  50g de manteiga de vaca sem sal 
Coulis:
* 100g de morangos frescos
* 2 colheres de sopa de açucar
* hortelã fresca q.b.


Preparação:  (Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente!)

Pré-aquecer o forno 180ºC

Para a base; basta triturar as bolachas até que as mesmas fiquem quase em pó, tipo areia, depois junta-se a manteiga e mistura-se muito bem. Calca-se esta mistura na base de uma forma de aro amovível de forma a que a mesma fique forrada, eu usei um copo para me ajudar neste processo, usando o mesmo para alisar as paredes.

Para o Recheio; derreter o chocolate branco em banho maria. Bater bem o queijo creme com o açúcar e as natas azedas e juntar os ovos 1 a 1. Adicionar o chocolate branco sem parar de bater e por fim acrescentar a raspa do limão, o amido de milho e a baunilha. Levar ao forno por ~45 minutos.

Para o Coulis; Colocar  num tacho os morangos com o açúcar e a hortelã, acender o lume e quando começar a ferver ligeiramente trituram-se com a varinha mágica. Deixa-se ferver novamente e retira-se do lume. 



Ambos os componentes devem estar completamente frios antes de se verter o molho de morango sobre o cheesecake, decora-se com morangos frescos e está pronto.

(**) A natas azedas nem sempre são fáceis de encontrar eu costumo comprar no Aldi, são mais baratas, no entanto no continente podem encontrar creme fraiche que é um óptimo substituto. 

(***) O chocolate branco é sempre um dilema para mim pois é muito difícil encontrar chocolate de boa qualidade por cá ( nos supermercados), o melhor que encontrei até agora é o da milka com uma boa percentagem de sólidos de cacau.



2 comentários:

  1. Costumo usar o chocolate branco da Pantagruel e tem boa qualidade! :) Acho que vou experimentar esta receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim não é dos piores mas comparado com o da Callebaut ou com o da Vahlrona, no ta-se a diferença mas em fim sempre é melhor do que nada ontem fiz gelado com o da Lindt e gostei da consistência.

      Eliminar