sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ricotta Caseiro!

Fazer queijo em casa pode parecer impossível, mas é bastante simples, este é um dos queijos mais fáceis de fazer e é óptimo para rechear massas, para fazer cheesecake ou até mesmo para servir com tostas ou pão.



Ricotta Caseiro:

* 1L        de leite gordo fresco
* 200ml   de natas frescas
*1/2 chavena de vinagre de sidra (ou 2 colheres de ácido citrico dissolvidas num pouco de água)
*Sal q.b.

Preparação:

Levar o leite e as natas ao lume e quando começar a ferver juntar o vinagre e o sal, a mistura irá coalhar ligeiramente e os coagolos irão ficar maiores com o tempo de cozedura, é esse o objectivo. 
Quando a mistura estiver nitidamente coalhada transfere-se para uma etamine e deixa-se coar durante algumas horas. 





A água que sobrar deste processo é óptima para fazer pão ou massa de pizza, pois proporciona uma textura muito mais macia. 

Gelados, a minha grande paixão ^^

Este vai ser, como devem ter deduzido pelo titulo um dos meus posts favoritos. Adoro gelados e é uma paixão que tenho desde muito pequena, sempre adorei gelado. 

Quando por volta dos 8 anos de idade comecei a gostar de cozinhar e de ter receitas num caderninho que ainda guardo com muito carinho, gelados e ovo Kinder eram a minha grande paixão e duas coisas que por mais que tentasse nunca conseguia acertar. o ovo Kinder era tipo amor platónico mas eu sabia que um dia havia de conseguir fazer gelado de qualidade em casa.

Tinha cerca de 10 anos quando comecei a fazer uma colecção do Planeta De Agostini que se chamava sobremesas, nunca acabei a colecção mas fazia parte da mesma um secção dedicada exclusivamente a gelados e quando eu me deparei com a receita de gelado de Straciatella foi como se tivesse ganho o totoloto (ainda não havia o euromilhões). 
Li a receita com muita atenção mas quando cheguei ao final vi que era necessário comprar uma máquina própria para fazer gelado. Fiquei tão triste. 

A partir desse momento pedia todos os natais a mesma prenda, uma maquina para fazer gelados, mas esse sonho só se realizou há dois anos, ou seja, quase 13 anos depois em fim...

Para fazer gelado não temos de ter a maquina mas para fazer gelado de qualidade, a mesma é indispensável. Antes de ter comprado finalmente a minha máquina eu fazia gelado de morango e de menta com natas e leite condensado mas estava muito a quem do que eu queria fazer. 

Depois de ter comprado a máquina comprei também alguns livros que recomendo a todos os que queiram aperfeiçoar esta técnica, são todos em inglês mas em português ainda não encontrei nada com a qualidade que eu desejava. Estão por ordem de preferência e o primeiro é o meu livro favorito de toda a minha colecção.






Este está na minha lista de desejos...


Passando então, à execução...

Há muitas receitas e maneiras de fazer gelado, eu aqui vou explicar a forma que me dá sempre bons resultados e falar também um pouco dos outros métodos.

Para quem não tem uma máquina de gelados elabora-se a receita como se tivesse uma mas quando se transfere a base para um recipiente e o mesmo para o congelador, tem de se ir mexendo o gelado de 30 em 30 minutos até que o mesmo fique congelado. É um processo demorado e o gelado irá ficar na mesma com alguns cristais de gelo. 

A base que eu utilizava antes de ter a máquina era 500ml de natas frescas para uma lata de leite condensado. O gelado fica cremoso mas muito doce. 

Esta é a minha máquina.


É constituída por uma cuba que deve estar sempre no congelador a menos de -22º, uma "cabeça", ou seja, o motor e uma hélice. O processo é simples, a cuba tem um gel no seu interior que congela e que faz com que o nosso gelado solidifique, o motor faz rodar a hélice para que durante a solificação não se formem cristais de gelo.
Eu tenho em casa uma arca daquela... tipo caixão e como é grande eu ponho o gelado a fazer mesmo dentro da arca. mas este passo não é necessário. 

Agora deixo-vos uma receita base de gelado de baunilha...

Ingredientes:

* 250ml + 250ml de natas frescas
* 250ml de leite
* 100g +100g de açucar
* 1 vagem de baunilha 
* 5 gemas grandes

Preparação:

Levar ao lume 250ml de natas com 250ml de leite, a vagem da baunilha cortada longitudinalmente e 100g de açúcar, deixar a mistura escaldar, sem ferver e depois deixar apurar cerca de 10 minutos. Colocar as restantes natas numa taça grande e reservar.

Preparar também uma taça bem grande com gelo e água.

Bater as gemas com o açúcar e adicionar parte do leite quente com muito cuidado, mexendo sempre, a este processo chamamos temperar as gemas. Quando as mesma estiverem bem envolvidas no leite, a mistura volta ao lume para engrossar ligeiramente, por 1 a 2 minutos no máximos, tendo muito cuidado para não cozer as gemas, ou seja, a mistura deverá apenas cobrir uma espátula ou uma colher de pau de forma a que o nosso dedo fique marcado.



Agora que a nossa base está quase pronta, passa-se através de um coador para dentro da taça onde colocamos as natas e mexe-se bem. Coloca-se esta taça dentro da taça com água e gelo e quando estiver totalmente arrefecido coloca-se no frio por algumas horas ou durante a noite.

Passado este tempo coloca-se na máquina de gelado de acordo com as instruções da mesma.
O gelado nunca sai da máquina completamente sólido, para se obter uma consistência mais sólida basta transferir para um recipiente e levar ao congelador por mais uma ou duas horas.


Espero que tenham gostado e podem enviar qualquer questão para therasiathecook@gmail.com

sábado, 17 de agosto de 2013

Honeycomb (sinder toffee) ... Favo de Mel (suspiro dourado)


Esta é uma das coisas que mais me fascinaram até hoje.
Foi durante o Erasmus no Reino-Unido que ao assistir a um programa da Nigella lawson fiquei a conhecer esta iguaria que parece ouro de verdade.

Este suspiro é o mesmo que encontramos nos chocolates da Cadbury, uns que se chamam crunchie...


A receita é muito simples e eu vou publicar aqui duas das receitas que uso normalmente depende dos ingredientes que tenho em casa, se tiver glucose uso uma, se tiver golden syrup uso outra.


Receita 1 (Nigella Lawson) :

* 100g de açucar
* 60ml de golden syrup
* 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio


Receita 2 (Adaptada Masterchef Aus.)

* 180g de açucar
* 70g de glucose líquida
* 55ml de água
* 2 colheres de bicarbonato de sódio

Preparação:

A preparação é a mesma para as duas versões, colocar num tacho todos os ingredientes excepto o bicarbonato. Quando o açúcar e a glucose ou golden syrup começarem a ficar ligeiramente dourados junta-se o bicarbonato. A mistura vai ficar espumosa, retira-se imediatamente do lume e coloca-se num silpat ou numa folha de papel vegetal ele vai solidificar e depois basta partir em bocados. Pode ainda ser envolto em chocolate derretido. 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cheesecake de Chocolate Branco com Coulis de Morangos e Hortelã



Este cheesecake acabou por ficar maravilhoso mesmo depois da serie de desgraças que quase deitaram por terra todo o esforço que fizera para o conceber. 

Tinha a certeza de que queria fazer um cheesecake mas tinha também noção de que não tinha quase nenhum dos ingredientes necessários. 
Despois de uma busca profunda acabei por encontrar solução para quase tudo, a receita pedia 500g de queijo creme eu tinha só 300, pedia natas azedas... eu só tinha normais em fim ... resolvi improvisar e acabei por ter sorte. 

Para o queijo consegui arranjar 280g graças aos queijinhos da vaca que ri e as natas azedas fiz com natas normais, iogurte natural e limão. Confesso que a certa altura eu mesma acreditei que não iria resultar mas estava enganada. 

Esta é uma receita bem simples de realizar, isto é, se tiverem todos os ingredientes por perto, caso contrário basta improvisar mas com algum cuidado, eu acabei por ter sorte. 


Cheesecake de Chocolate Branco com Coulis de Morango e Hortelã

Ingredientes:

Interior:
*  500g de queijo creme (tipo philadelphia)
*  100g de açucar 
*  3 ovos grandes + 1 gemas
*  1 colher de sopa de amido de milho (maizena)
*  300 ml de natas azedas (**)
*  180g de chocolate branco (***)
*  interior de 1/2 vagem de baunilha
*  raspa de 1 limão
Base:
*  250g de bolachas digestivas
*  50g de manteiga de vaca sem sal 
Coulis:
* 100g de morangos frescos
* 2 colheres de sopa de açucar
* hortelã fresca q.b.


Preparação:  (Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente!)

Pré-aquecer o forno 180ºC

Para a base; basta triturar as bolachas até que as mesmas fiquem quase em pó, tipo areia, depois junta-se a manteiga e mistura-se muito bem. Calca-se esta mistura na base de uma forma de aro amovível de forma a que a mesma fique forrada, eu usei um copo para me ajudar neste processo, usando o mesmo para alisar as paredes.

Para o Recheio; derreter o chocolate branco em banho maria. Bater bem o queijo creme com o açúcar e as natas azedas e juntar os ovos 1 a 1. Adicionar o chocolate branco sem parar de bater e por fim acrescentar a raspa do limão, o amido de milho e a baunilha. Levar ao forno por ~45 minutos.

Para o Coulis; Colocar  num tacho os morangos com o açúcar e a hortelã, acender o lume e quando começar a ferver ligeiramente trituram-se com a varinha mágica. Deixa-se ferver novamente e retira-se do lume. 



Ambos os componentes devem estar completamente frios antes de se verter o molho de morango sobre o cheesecake, decora-se com morangos frescos e está pronto.

(**) A natas azedas nem sempre são fáceis de encontrar eu costumo comprar no Aldi, são mais baratas, no entanto no continente podem encontrar creme fraiche que é um óptimo substituto. 

(***) O chocolate branco é sempre um dilema para mim pois é muito difícil encontrar chocolate de boa qualidade por cá ( nos supermercados), o melhor que encontrei até agora é o da milka com uma boa percentagem de sólidos de cacau.