quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O tão esperado chá das 5!




Esta semana não vos trago uma receita, esta semana vou partilhar com vocês a minha experiência desta semana.
Como vos tinha dito na semana passada, estes dias têm sido de azafama por estes lados. Estamos a caminhar a passos largos para o final do nosso curso e esta semana foi a nossa vez de preparar o chá das 5 (tea party). Este é o ponto mais alto do curso de pastelaria. 
Para o evento nós temos 5 módulos de 3 horas marcados no nosso horário, a turma é dividida em grupos de 3 e a cada grupo são atribuídas 4 receitas. Nesta data trabalhamos em simultâneo com outra turma. 
Eu tive muita sorte com o meu grupo, pois as minhas colegas e eu trabalhamos muito bem juntas. Ficamos encarregues de fazer o chocolate fudge cake, o chocolate crumblie eclair (o que eu fiz), citrus garden e sablé breton com creme de maracujá.

Na segunda-feira tivemos 6 horas de aulas práticas, durante as primeiras 3 fizemos todos os elementos das receitas que precisavam de forno ou de ir ao congelador, no nosso caso foi a confecção dos bolos, da massa de fartos, da gelatina e da mousse do citrus garden, etc. Nas 3 horas seguintes tivemos de preparar as decorações de chocolate e fazer os últimos elementos. Temos ainda de fazer scones no dia e coalhada de limão.

Na terça-feira (dia do evento) as primeiras 3 horas foram para acabar e montar todas as iguarias e as 6 horas seguintes foram para pôr as mesas e receber os convidados. A cada aluno do superior level é atribuída uma reserva, o preço dos bilhetes para o chá tem o custo de £8 e se houver vagas podemos convidar mais pessoas. Eu, como já disse, tive bastante sorte pois correu tudo bem e eu como líder do grupo não tive nenhum problema. 

Nas primeiras horas do evento fiquei na recepção da escola com uma colega da outra turma a receber os convidados e a encaminha-los para o elevador, na hora seguinte fomos reunir com o chef para ele nos avaliar em grupo (de 3 elementos), a avaliação foi boa mas é costume ter bom feedback e as notas serem apenas razoáveis...enfim...

Foram dois dias de trabalho árduo mas foi muito gratificante ver como evoluímos em tão pouco tempo. Fiquei orgulhosa dos meus eclaires e de tudo o que fomos capazes de criar. Deixo-vos fotos para assim partilhar com vocês esta minha experiência maravilhosa.




(os meus meninos)

Para avaliação escolhemos os 3 melhores de cada um dos nossos bolinhos, aqui temos os eclaires feitos por mim e os fudge cake e sablé breton feitos pela Bilikisu.



Estes são a nossa quarta receita (não cabiam no tabuleiro pequeno) citrus garden feitos pela Hiromi (minha japonesa do coração)



Aqui estão as iguarias produzidas pela minha turma :)





Este docinho com avelã é o meu favorito :)







Esta foto da sala tirei do site da escola porque não tive tempo de tirar fotos...

Esta foto da sala tirei do site da escola porque não tive tempo de tirar fotos...


XoXo ^_^ 







21 comentários:

  1. Como eu gostava de estar sentada numa dessas mesas, no chá das cinco. O grande problema era mesmo escolher o que comer, tem tudo tão bom aspecto :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  2. Oi amiga!
    Tudo lindo demais. Perfeitos!
    Parabéns
    Bjsss

    ResponderEliminar
  3. Que pequenas maravilhas! Todas lindas e perfeitas. o sabor também deve ser tudo de bom. Gostava de ter estado aí para poder provar ( ai que gulosa que sou!). Muitos parabéns pelo ótimo trabalho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Tudo tão lindo, que por momentos quase que dá pena de comer! :)
    Quem me dera estar ai para provar essas iguarias! :D
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Therasia parabéns ficou tudo lindo. Ainda bem que correu tudo bem. Os teus eclaires estavam lindos e muito apetitosos. Que convidados sortudos que provaram essas delícias.
    Beijinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Ai, eu quero ir a uma festa de chá dessas! Para a próxima convida-me! ;-) Adoro os nomes chiques dessas sobremesas e tenho a certeza que o sabor delas é ainda mais bonito. São todas tão perfeitas que até dá pena comer, não apetece estragar. Fizeram um very good job! Espero que o vosso trabalho seja devidamente recompensado com uma nota máxima. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Adorei os bolinhos!
    Já estou a seguir o blog.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  8. Tens mesmo de estar orgulhosa querida, pois está tudo lindo e tão profissional!!
    Os teus Eclairs parecem saídos da montra da Fauchon!!! Lindos e perfeitos!
    Imagino o cansaço, depois de tantas horas de trabalho, mas aposto que a alegria do resultado final compensou e minimizou esse cansaço.
    Parabéns!!!
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Todo se ve divnisimooooooooooooo tienes que estar orgullosa de tu trabajo, ademas de estar deliciosos los pastelitos son una cucada que arte y que manos tienes.
    Bicos mil y feliz fin de semana wapa.

    ResponderEliminar
  10. Uau, que bolos tão perfeitos! Principalmente os teus éclairs, claro :D O trabalho que isso deu :O

    ResponderEliminar
  11. Quero para o meu chá estas delicias!!!Perfeitos, parabéns.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  12. ok... isto não se faz!! Fica com o chá e da-me já estes bolinhos todooooos!

    ResponderEliminar
  13. Deve estar a ser uma experiência fantástica! Posso servir-me de um éclair? Tanta coisa boa...
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Ai que aspecto!!! estou aqui a babar... :P Parabéns

    ResponderEliminar
  15. Que verdadeiras maravilhas!
    Todos eles com óptimo aspecto! Difícil seria escolher qual comer!
    Esse de avelã parece de facto uma maravilha.
    Deve estar a ser uma experiência óptima e notar-se a evolução de dia para dia é tão bom!
    Parabéns.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Wow so beautiful and yummy desserts!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  17. Oi estou visitando seu blog gostei muito amei seu post quantas delicia, hummmmmmmmmm.. já estou seguindo aqui se puder retribui vou ficar imensamente feliz de ter você lá no meu blog!! bjs

    http://www.maniasdekellen.com.br/

    ResponderEliminar

  18. Olá Therasia,
    Como gostaria de provar um desses eclaires. Parabéns e muito sucesso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. que maravilha!! que delicia!! parabéns ! gostaria muito de fazer esse curso!!

    ResponderEliminar
  20. que maravilha!! que delicia!! parabéns ! gostaria muito de fazer esse curso!!

    ResponderEliminar