quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tag - Conhecendo novos blogs!


Muitos de vocês não sabem mas entre 2009 e 2012 eu tive um canal no youtube sobre maquilhagem etc... foi um projecto que fez sentido numa fase feliz da minha em que estava nos primeiros anos de Universidade sem um rumo específico para o meu futuro. Os vídeos continuam online e embora eu diga a mim mesma constantemente que tenho de fazer um video final e encerrar o canal ainda não consegui. (www.youtube.com/therasia)

Nesses tempos mandavam-me muitas tags e eu encontrava sempre uma forma criativa de as contornar pois não era coisa de que gostasse muito, mas eram tags do genero... o que tens na tua mala, o que gostas no teu quarto etc... Este é mais pessoal e agora que entrei de cabeça no meu blog resolvi aceitar o desafio da Carla ( http://gulosoqb.blogspot.co.uk/ ) e é com bastante alegria que respondo a esta tag. Em 5 anos mudaram muitas prioridades na minha vida e este blog é prova disso ;)

1 - O que te levou a começar o blog?

Juntamente com o meu canal de youtube eu tinha um blog, no entanto publiquei muito poucas coisas, em 2011 fiz Erasmus e estudei no Sul de Inglaterra durante 9 meses, foi lá que comecei a perceber que dentro da hotelaria era a cozinha e o departamento de Comidas e Bebidas que mais me interessava. A primeira receita deste blog é um dos pratos que eu fazia durante esses tempo e a foto foi tirada na residência onde eu vivia na altura. 
Nesta fase eu publicava muito poucas coisas e a cozinha ainda era apenas uma miragem. Quando acabei o curso de Gestão Hoteleira não encontrei trabalho, mesmo morando no Algarve e sabendo pelos meus colegas que um mestrado não traria nada de novo, resolvi entrar na escola hoteleira, fazendo o caminho contrário da maioria e tirar o curso de cozinha. Gestão e Produção de Cozinha para ser mais precisa. Ainda pensei em tirar só pastelaria mas o curso de cozinha tem muita carga horária de pastelaria e é mais abrangente (não me arrependo da minha decisão). 
Nesta altura percebi que realmente pastelaria era aquela coisa e pensei que em vez do mestrado um dia iria tirar uma especialização só em pastelaria... Comecei a publicar as minhas aventuras culinárias aqui no blog com mais frequência a partir de 2013 mas a minha falta de conhecimento do ramo blogueiro não me tem ajudado na promoção do blog. Assim o meu blog não tem sido mais do que um portefólio das coisas que faço. Funciona como um portefólio e serve para ilustrar algumas das minhas confecções.

2 - O que de melhor o blog trouxe para a tua vida?

Durante muito tempo eu achava que o blog não me estava a valer de nada, mas nunca desisti, quando tentei encontrar o meu primeiro emprego a pessoa que me entrevistou perguntou se eu tinha fotos de alguns pratos ou doces que tivesse feito e eu falei no blog, ela viu e ficou bem impressionada, acho que de alguma forma o blog me ajudou a conseguir esse emprego.

3 - Como concilias a tua vida pessoal com o blog?

Nem sempre é fácil, ainda mais quando eu ando sempre a fazer mudanças na minha vida entre 2011 e 2015 estive a estudar em Faro, estagiei em Amarante (Restaurante Largo do Paço), mudei para Tavira (minha terra, meu paraíso), comecei a trabalhar e depois mais uma volta e vim para Londres tirar o curso, ou seja o blog acabou por ficar de lado muitas vezes... Agora fiz um acordo comigo mesma e sempre que tenho uma folga dedico-me a ele. Nem sempre é fácil mas dá-me muito prazer.

4 - Onde encontras inspiração?

Eu sou obcecada por comida e por pastelaria, gosto muito de maquilhagem, fiz um pequeno curso nessa área mas pastelaria, cozinha, hotelaria são a minha vida profissional e não apenas um hobbie, no entanto também cozinho e faço doces em casa e cada conquista cada descoberta que faço tem sempre mais prazer se for partilhada. A minha inspiração vem do fundo da minha alma, vem com as estações, nasce entre os aromas de cada lugar que visito ... às vezes até vem em sonhos :D

5 - O que te motiva para criares o conteúdo do teu blog?

Mais uma vez é a partilha de ideias e de descobertas eu acho que a partilha é a melhor forma de melhorar como profissionais e como pessoas. Por exemplo se ao fim de mais de 20 tentativas eu consegui fazer macarons, qualquer um consegue daí resolvi partilhar finalmente uma receita que eu sei que resulta e que pode ajudar os apaixonados como eu XD

6 - Até que ponto o blog é apenas um hobby, ou melhor, vês o teu blog como um trabalho?

Não vejo o meu blog como hobby mas também, não como trabalho, é quase como uma ferramenta de marketing pessoal serve para partilhar ideias e, como já referi, no meu caso é o meu portefólio onde arquivo as minhas criações e o meu desenvolvimento profissional com os meus erros, medos ou sucessos para que fique tudo registado.... No entanto esta ferramenta é divertida e muito reconfortante, trás amigos e muita aprendizagem é uma verdadeira varinha de condão.

7 - Onde pretendes chegar com o teu blog (perspectivas futuras)?

Gostava que o meu blog continuasse a acompanhar a minha vida profissional pela mundo da gastronomia doce, gostava que um dia se transformasse no blog da minha pastelaria ou que se transformasse num programa de televisão sou uma sonhadora XD mas sonhar não faz mal a ninguém ;)

8 - Quais são os teus top 5 de essenciais na cozinha?

Se me perguntassem antes de eu ter vindo para cá eu nem hesitaria e diria logo kitchen aid, robot etc, no entanto não tenho nada disso por aqui e é possível fazer as coisas mais mirabulantes só com uma vara de arames, assim teria de ser vagem de baunilha, sal, chocolate (cacau incluído), canela, ovinhos... farinha, açúcar, ... (com farinha ovos e açúcar já dava para fazer este mundo e o outro) ... mas o ingrediente que levaria para uma ilha deserta seria pão para comer com atum que iria pescar por lá hehehe

9 - Caso tivesses a oportunidade de ter uma conversa (calma e serena) com alguem que te diz muito nestas andanças da blogosfera, quem seria e porquê?

Logo de caras seria com o David Lebovitz pois foi um dos primeiros blogs que comecei a seguir porque ele tem um livro sobre gelados e como já sabem gelados é dentro da minha obsessão doce a maior de todas e ar receitas dele são do outro mundo e já me ajudaram em situações de competição e exames na escola, no entanto bom bom seria fazer uma mega party e reunir a malta toda tipo mega jantarada vocês são todos fantásticos e eu adoro cada blog cada receita cada partilha de opinião.

10 - Qual é o teu guilty pleasure gastronómico?
Esta é boa XD eu costumo dizer que vivo de mãos dadas com o perigo e que sou traficante de droga, como sabem os doces não são a coisa mais saudável do mundo e eu tenho um dente doce que não enjoa, nunca é doce de mais (nem sempre é assim mas normalmente...). Quando digo que sou pasteleira as pessoas costumam fazer cara feia como se tivessem encontrado a mulher barbada do freackshow das 5, uns ficam entusiasmados e curiosos para provar as minhas iguarias outros (a maioria) diz... há a sério? mas tens de ter muito cuidado... o açúcar... a manteiga... isso dá prazer demasiado prazer... mas faz tanto mal... então passei a dizer que sou traficante de droga, mais guilty do que isso não sei se vou encontrar :D mas aquela coisa que me leva sempre uns dinheirinhos são gelados e bombons XD.

20 comentários:

  1. É sempre tão bom saber mais de quem está por trás do ecrã. Beijinhos
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ^^ adorei esta tag eu sempre achei a blogosfera ou a familia dos youtubers uma coisa fantástica afinal trata-se de partilhar e receber :D

      Se gostas da ideia responde também mal posso esperar para saber mais de ti. Beijinhos, Teresa

      Eliminar
  2. A Avelã desafiou-me, eu desafiei a Carla, ela desafiou-te a ti! Acho tão engraçado e fico muito contente por ver wue estas questoes têm passado de blog para blog e que todos têm respondido de forma tão sincera! Também não costumo participar nestas coisas mas achei as perguntas muito interessantes e são, de facto, uma excelente forma de conhecerm um pouco mais de quem está por de tras de cada blog e de quem, na mior parte das vezes, sabemos muito pouco! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, desta vez abri o meu coração porque a amizade, mesmo que à distância, tem sempre uma luzinha condutora que nos enche o coração :D

      Eliminar
  3. Ainda bem que aceitaste o desafio e adorei conhecer-te um pouco mais. Confesso que conheci o teu blog muito recentemente mas desde que o vi tinha de ser tua seguidora e sinceramente, acho que engordo (no bom sentido) sempre que vejo as tuas obras de arte. Tal como tu também sou uma fã incondicional de doces e vou mesmo ter de fazer os teus macarons porque desde que os comi pela primeira vez em Paris fiquei apaixonada mas sempre perdi a coragem para os fazer. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percas a coragem a sério e eu alem de ter demorado tanto tempo para conseguir ainda tinha e tenho o desencorajamento da minha mãe que detesta ter-me na cozinha, sempre que faço algo em casa estou sempre com medo que ela apareça a meio é logo pretexto para discussão... ela no fundo até gosta mas tem sempre de implicar e com os macarons então XD mas agora nada me vai parar quando for de férias agora no Natal vou fazer muitos :D weeee mal posso esperar :D
      Adoro o teu blog também já apontei umas quantas receitas no meu caderninho :*

      Eliminar
  4. Fiquei a pensar no que escreveste nas tuas respostas! Falaste no teu canal do youtube e no facto de nunca o teres conseguido encerrar. Também falaste no facto de sonhares ter um programa de culinaria. Sei que, com o curso, tens uma vida bastante preenchida, mas já pensaste continuar o canal do youtube com receitas? Como um programa de culinaria! Minha querida, nem de longe nem de perto querer mandar ou dar palpites sobre a tua vida! É apenas uma sugestao! Nao me leves a mal! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero tanto e tenho isso pensado há muito tempo mas há qualquer coisa que me está a bloquear... e depois não tenho muito jeito para editar os videos o programam que usava na altura já não dá para este windows... mas gostava bastante XD podes dar os palpites que quiseres eu sou bastante receptiva ;) Beijinhos!

      Eliminar
  5. Oi amiga!
    Adorei saber mais um pouquinho de vc e das suas experiências. Parabéns!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  6. Olha, eu confesso que detesto tags e correntes mas neste caso, foi bom teres aceite, pois assim ficámos a saber mais de ti e foi muito bom ler-te e quanto ao canal do YouTube , secalhar ainda não o fecháste porque ainda hás-de voltar a reactivá-lo... Quem sabe??
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas desta vez achei que era giro responder afinal através do blog não dá para conhecerem tanto como através de vídeos em que damos a cara e o coração com mais facilidade. Gostava bastante de fazer videos de culinária vamos la ver se isto desbloqueia ;) obrigada!

      Eliminar
  7. Foi um prazer ficar a conhecer melhor a pessoa por detrás de sobremesas tão lindas e maravilhosas! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Acho que poderias continuar com o canal do youtube,mas agora com o tema de receitas :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  9. Não fazia ideia, maquilhagem!! Realmente, vamo-nos afeiçoando por pessoas pela blogosfera e na verdade não conhecemos ninguém realmente!! Hei-de ir ver um dos teus videos, fiquei curiosa!! :) é possível termos várias paixões claro, mas a cozinha junta-nos a todas nós!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Não sabia do canal sobre maquilhagem,mas gostei de te ficar a conhecer um bocadinho mais.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que as prioridades mudam! Assim podemos experienciar um pouquinho de tudo :)
    Achei piada à parte da entrevista de emprego. Realmente pensando bem é um tanto ou quanto impressionante! Não é para toda a gente :)

    ResponderEliminar
  12. ola
    Acabei de conhecer o teu blog e gostei do que vi e li :) desejo-lhe muito sucesso e vou continuar a seguir concerteza :)
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Por acaso gostei muito desta tag, é diferente da maior parte daquelas que estou acostumada a ler e isso é bom. É sempre positivo descobrir um pouco mais sobre quem está do outro lado do ecrã.

    ResponderEliminar
  14. Por acaso gostei muito desta tag, é diferente da maior parte daquelas que estou acostumada a ler e isso é bom. É sempre positivo descobrir um pouco mais sobre quem está do outro lado do ecrã.

    ResponderEliminar