quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estudar na Cordon Bleu de Londres

Olá, 
hoje, ao contrário do que é costume, não vou partilhar receitas com vocês mas sim parte da aventura que estou a viver neste momento. Vou aproveitar também para vos falar mais sobre mim...
 
A minha aventura no mundo da culinária começou bem cedo, já que o primeiro caderno de receitas que tenho é de quando eu andava no terceiro ano, ainda com aquela letrinha encaracolada que já não sei fazer, além disso, copiar receitas de livros, revistas e afins é, ainda hoje, o meu passatempo favorito.

Quando terminei o 12º ano, estava bastante perdida já que a minha média não me iria dar grandes hipóteses na área cientifica, onde estudei contrariada durante 3 anos. Foi mesmo por acaso, que durante uma pesquisa de cursos para outra pessoa, que os meus olhos se cruzaram com Gestão Hoteleira e desde esse momento eu sabia que era esse o caminho a seguir, mesmo contrariando a minha mãe e lutando contra alguns preconceitos.

Como a minha nota de matemática não chegava para entrar na escola do Algarve, entrei na Escola Superior de Gestão de Idanha a Nova e, no ano seguinte pedi transferência para a Escola de Gestão Hotelaria e Turismo do Algarve onde no último ano do curso fiz Erasmus e estudei durante um ano na Universidade de Bournemouth no Reino Unido. 



Durante esse tempo partilhei casa com uma amiga do Vietnam, e foi com ela que comecei a ganhar ainda mais o gosto pela cozinha, no entanto, desde o primeiro ano em Gestão Hoteleira, Gestão de F&B era a minha área favorita. Durante o período em que frequentei a Universidade, até à época do Erasmus, o meu sonho era o de um dia tirar um Mestrado em Inglaterra ou em Boston. Apesar disso, o tempo foi passando e com o estágio final de curso,  comecei a perceber que nesta área, um Mestrado só representa mais teoria, e como não tinha experiência prática, pouco me iria valer no futuro.

Quando acabei o curso em 2012, não consegui encontrar trabalho na minha área, e a ideia de ficar parada não me agradava. Foi então que decidi tirar o curso de Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria do Algarve. Ainda estive dividida entre Cozinha ou Pastelaria, já que nesse ano tinha aberto o curso de Pastelaria, mas o curso de cozinha era mais abrangente e tinha também uma boa carga horária de Pastelaria. Foi a melhor escolha que podia ter feito. A nossa Chef de Pastelaria, proporcionou-nos uma aprendizagem de alta qualidade e eu consegui entender que realmente é a Pastelaria que me preenche a alma. 

Realizei o estágio final de curso, na Cozinha do Restaurante Largo do Paço com 1 estrela Michelin. Não foi bem como eu esperava, mas tive a oportunidade de aprender bastante e assim conseguir o meu primeiro emprego, sempre na área da pastelaria e das sobremesas. Trabalhei durante 6 meses num restaurante gourmet, e quando saí, já sabia o que queria, pois foi perto do final do curso que me pareceu óbvia a "troca de sonhos", troquei o sonho do Mestrado pela especialização na área da Pastelaria.

Durante 2 anos, este era um dos sonhos que me movia, estudar pastelaria na escola Cordon Bleu de Londres. Perguntam-me muitas vezes, porquê Londres e não Paris, ou até mesmo Boston...Boston foi uma hipótese durante algum tempo, mas devido há distância acabei por descartar a ideia e Paris, não era para mim uma opção porque eu não sei falar francês.

Londres foi sempre a cidade dos meus sonhos, e desde a minha primeira visita à cidade, em 2002 e até Julho de 2015, data em que iniciei o curso, visitei a cidade mais de 10 vezes e, é realmente um lugar apaixonante. 
Falando de pastelaria, temos de dar também a mão há palmatória, já que embora os ingleses não tenham grande reputação no que toca à cozinha, eles fazem bolos como ninguém, e temos em Londres grandes nomes da pastelaria francesa, já para não falar dos Chefs da escola, dos quais  cerca de 60%, são franceses assim como os métodos e a maioria dos clássicos que aprendemos a fazer.

Os diplomas da escola funcionam em 3 módulos, básico, intermédio e superior. 
Eu estou, neste momento no início do intermédio. Cada módulo tem a duração de 3 meses e o diploma tem duração de 9 meses. Temos aulas de demonstração, onde os Chefs nos demonstram o que iremos recriar na aula prática que se segue. Cada turma ou grupo não tem mais de 16 alunos.

No início do curso dão-nos um kit de facas e alguns utensílios, a roupa e afins, livros e ainda um dossier com toda a informação necessária para acompanhar as aulas. As únicas coisas que não estão incluídas são a balança e os sapatos. 
As salas de demonstração são equipadas com a cozinha, um espelho grande no tecto, que nos permite ver o fogão há distância e ecrãs para que possamos acompanhar a aula de qualquer ponto da sala. Temos também, aulas teóricas sobre diversos temas e ainda uma aula sobre vinhos e uma sobre queijos. 

A cozinha ou pastelaria onde temos as aulas práticas, está completamente equipada e temos sempre um kit de utensílios disponível com todo o material, taças, varas etc. Este kit de material terá de ser reposto por cada aluno no final de cada aula. Neste módulo (intermédio), temos alguns alunos novos e uma aluna que veio da escola de Paris a qual, que diz que a Escola de Londres, além de ser mais organizada tem a vantagem de ser nova e moderna, ela está feliz com a troca, e eu fiquei mega satisfeita por sentir que fiz a escolha certa.

Acabo esta longa conversa deixando uma mensagem a todos os que pensam que é tarde... Nunca é tarde, eu com 26 anos não sou a mais velha do curso, nem de longe,+ e somos todos de países, áreas e idades diferentes. 

"Todos os teus sonhos se irão realizar se tiveres coragem de os perseguir." (Walt Disney) 



















 

16 comentários:

  1. Que máximo! Fico muito feliz por ti! Tenho a certeza que serás um excelente pasteleira! Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa... Fico extremamente feliz por si e desejo uma ótima continuação...beijinho e muito sucesso...Miléne Nobre

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!! Muito sucesso, eu vou estar por aqui para acompanhar...
    Beijinhos
    http://asvariasfacesdaginja.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. <3 estou encantada com a tua história de vida. Culinária é tudo, pastelaria apaixona-me verdadeiramente e tenho muita pena que a vida não me tenha levado por caminhos mais profissionais. Nunca é tarde, nunca se sabe... Muitos Parabéns pela coragem!! Beijinho, www.sotaodaverdinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa, acabei de chegar aqui ao teu cantinho e já me tornei seguidora. Achei a tua história bem emocionante, também adoro pastelaria, embora faça bolos numa perspectiva, completamente diferente, ou seja para a família. Mas se tivesse a oportunidade de escolher uma profissão, sem dúvidas que seria essa a profissão escolhida. Parabéns e boa sorte no teu curso, beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que bom!!! Aproveita ao máximo :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por teres visitado o meu blog e por me dares a descobrir o teu! Parece um sonho essa escola, só coisas lindas e com pena de comer! Já guardei o teu blog para quando quiser uma receita mais docinha!
    Continua o bom trabalho, um beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Oi Therasia!
    Passei p/agradecer a visitinha e amei o seu post. Ainda bem que vc fez uma escolha acertada e que te faz muito feliz. Isso é muito importante!
    Parabéns e que vc tenha muito sucesso na profissão!
    Claro que depois de ler o post e ver tantas delícias, tive que ficar te seguindo né? kkkkkk
    Espero que seja o início de uma boa amizade
    Bjssss

    ResponderEliminar
  9. Que história tão gira! Ainda bem que realmente encontraste o que te faz feliz :)

    ResponderEliminar
  10. Que história fascinate!!
    Fiquei deleitada com esta tua aventura e sim, nunca é tarde e devemos sempre seguir os nossos sonhos, contra todos os preconceitos e vontades alheias, pois é a nossa vida e futuro que está em jogo!!
    Muito bem! Espero que sejas muito feliz e que consigas seguir a carreira que tanto desejas.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) é mesmo verdade nunca é tarde para seguirmos os nossos sonhos, hoje fiz dupla com uma colega que mudou a vida toda dela depois de ter descoberto que tinha cancro, hoje está bem mas está a fazer aquilo que a faz feliz :D

      Eliminar
  11. Parabéns futura Chef .

    Mariana Morais
    gostopelossabores.blogspot.pt









    ResponderEliminar
  12. Olá Therasia,
    Obrigada pela visita, assim cheguei até aqui. ;)
    E encantei-me logo neste post. Que experiência fantástica e que inspiração!
    De facto nunca é tarde para seguirmos os nossos sonhos, mas por vezes demoramos demais a dar o passo para tal... Adorei ler todos os pormenores desta fase e só posso desejar toda a sorte! :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  13. Fantástico! sou de Idanha-a-Nova, embora more agora na capital, e achei muito engraçado que tivesses passado por lá um ano no teu percurso que vai ser certamente assinalável. É óptimo aprender e crescer com professores fantásticos como deves ter e também colegas. Muita sorte!!!

    ResponderEliminar
  14. Brutal! Adorei esta tua publicação e que inveja (boa). Desejo tudo de bom e que os teus sonhos se realizem.
    Felicidades e muitos beijinhos

    ResponderEliminar