terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cupcakes Napolitanos, uma receita minha :D

Olá, 
estes cupcakes são inspirados num dos meus combos favoritos, baunilha, morango e chocolate, que fazem parte do celebérrimo gelado carrossel da Olá.

Quando eu era pequena havia um gelado da Olá que era a cara do Super Mário que podem ver neste blog (http://taskinha.blogspot.pt/2014/05/e-por-falar-em-gelados.html) e tinha também estes sabores, escusado será dizer que era o meu favorito XD...
Há uns dias dei por mim a pensar... mas que cupcakes devo fazer... banana... sempre banana.... não, chocolate... não... depois de muito pensar eis que me lembrei, baunilha, morango e chocolate claro!

Surgiram assim os meus cupcakes napolitanos, espero que gostem.


Cupecakes de Baunilha:
* 210g de farinha;
* 1 colher de chá de fermento em pó;
* 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
* 200g de manteiga sem sal;
* 2 claras;
* 60ml de iogurte gredo;
* 60ml de leite;
* 1 pitada de sal;
* recheio de 1 vagem de baunilha.
Creme pasteleiro de morango:
* 250g de natas;
* 250g de leite;
* 1 vagem de baunilha;
* 3 gemas;
* 75g de açúcar;
* 50g de  Nesquick de Morango
* 20g de amido de milho.
Creme de Mascarpone e Chocolate
* 250g de queijo mascarpone;
* 250g de manteiga sem sal;
* 1 pitada de sal;
* 250g de açúcar em pó;
* 200g de chocolate com mais de 50% cacau.

Preparação:
Para os cupcakes, peneirar todos os ingredientes secos para dentro de uma taça grande e reservar. Derreter a manteiga e juntar à mesma, o leite, o iogurte, a baunilha e as claras. Juntar os ingredientes líquidos aos secos e bater bem com uma vara de arames, colocar nas formas e levar ao forno a 180º  cerca de 20 minutos. 

Para o creme de morango, colocar o leite, as natas, o nesquick e a vagem de baunilha, levar ao lume para que aqueça sem deixar ferver. Numa taça, bater as gemas com o açúcar e o amido de milho. Juntar o leite quente à mistura das gemas aos poucos para que as mesmas não talhem. Levar o aparelho novamente ao lume para que engrosse. 

Para o creme de queijo, derreter o chocolate e reservar. Bater o queijo com a manteiga e o açúcar, adicionar o chocolate batendo até que se obtenha a textura desejada.

Para finalizar basta fazer um buraco nos cupcakes já arrefecidos e rechear com o creme de morango. Enche-se um saco de pasteleiro com o creme de chocolate e decoram-se a gosto.






Enjoy!

2 comentários:

  1. Olá Therasia!!!!
    Adorei a sugestão, nunca tinha visto um cupcake napolitano! Achei incrível, fora que ficou lindo por dentro e por fora!!! Beijos! =)

    ResponderEliminar