terça-feira, 24 de junho de 2014

Coalhada de Limão - Lemon Curd


Olá a todos.
É verdade que quase todos os portugueses com quintal têm um limoeiro por perto e eu que vivo no campo não sou excepção, até mesmo quando vivia na cidade o nosso quintal tinha um limoeiro. Só tenho a lamentar a sua sazonalidade que embora seja curta é frequente, bem...

Acho que não me fiz entender, o que quero dizer é que um dia acordo e tenho o limoeiro carregado de limões, dias depois quero um limão e já só tenho limões verdes, na semana seguinte já temos limões amarelos e assim, isto tem de certeza uma explicação mas a agricultura não é o meu forte.

Uma das coisas que gosto de fazer com limões é limonada e a minha receita, embora dê algum trabalho, é deliciosa, mas hoje trago-vos a receita da coalhada de limão, muito popular noutros países, onde é também chamada de Lemon Curd, que traduzido à letra será Coalhada de Limão. 

Com a coalhada podem fazer inúmeras receitas, tarte merengada de limão, folhados de limão, rechear bolos e cupcakes ou até comer barrado sobre torradas... Esta receita pode ser adaptada a qualquer citrino, podem fazer de lima, limão, laranja, bergamota, toranja, tangerina, clementina etc...

Eu vou usar a coalhada na minha próxima receita em que vou fazer bolo e cupcakes de limão.

Coalhada de Limão
Ingredientes:
* 4 gemas;
* 2 ovos;
* 150g de açúcar amarelo;
* raspa e sumo de 4 limões  (6 limas ou 3 laranjas);
* 100g de manteiga sem sal;
* 1 pitada de sal (5g)

Preparação:
Colocar a manteiga amolecida numa taça com o açúcar e o sal e mexer muito bem com uma vara de arames até que a mesma fique mais leve e fofa. Adicionar os ovos mexendo bem. Quando estiver tudo bem homogéneo, adiciona-se o sumo e a raspa do limão. ** Nesta fase a mistura irá parecer talhada mas é mesmo assim, não fiquem assustados ;)

Colocar o aparelho (preparado) num tacho e levar a fogo lento mexendo sempre, vão ver como o preparado vai começar a ficar aveludado. O creme estará pronto quando cobrir as costas da colher de pau.

Verter a coalhada para dentro de fracos esterilizados e está pronto a usar.


Para fazer o creme só vão mesmo precisar da vara de arames...


É bom contar com o robot para fazer o sumo...


Como podem ver, a mistura parece talhada mas depois de 3 minutos ao fogo...


O creme estará liso e aveludado.


A coalhada nos seus frascos ^^


Coloquem a arrefecer de cabeça para baixo para que se crie vácuo o que ajuda na conservação.


 Na próxima receita vou-vos mostrar o que fiz com um frasco inteiro de coalhada Yummy ^^

1 comentário:

  1. Vou seguir a tua receita. O limoeiro do meu sogro tem tantos limões que não sei como consumi-los . Obg pela partilha.

    ResponderEliminar