domingo, 12 de janeiro de 2014

Cheesecake de Côco, a minha versão!



Olá a todos,
Um dos meus sabores favoritos é definitivamente o sabor a coco  ADORO. Eu detesto iogurtes, só como por obrigação e o único sabor que como sem sofrer é o de coco. 
Eu tenho também uma enorme adoração por cheesecake, mas aquele que cozemos no forno, não os que levam gelatina, esses, na minha opinião sincera, são semi-frios. 
No Natal a minha mãe ofereceu-me um robô de cozinha, mais concretamente o moulinex masterchef 8000, são muitos os que me perguntam... porque não a bimby ou a yämmy mas a verdade é que eu não me consigo converter a essas beldades. 

Cá em casa temos uma bimby, é da minha irmã, mas raramente a usamos, a ideia de ler uma receita passo a passo sempre que quero fazer alguma coisa com ela, tira-me logo a vontade de continuar, não que eu não o faça com os tachos e as panelas mas a ideia de que não serei eu a mexer o tacho ... 
É boa mas não me convenceu, até porque cada vez que tento moer amêndoas ou outros frutos secos ficam moídas de mais (sim, ^.^ já li as instruções e já tentei vários métodos). No entanto, a bimby faz algumas coisas de que gosto, massa de pizza, massa para tartes, leite creme, puré de batata etc... 
A grande desilusão da bimby para mim, é o facto de aquecer mas não refrigerar e embora faça boas granitas ou granizados, não faz gelados como a minha maquina de gelados, faz uma tentativa aproximada mas nunca ficam com a mesma textura.

O meu robô é sem duvida alguma uma maravilha tem 1000W e faz todas as coisas boas que a bimby faz, para completar o meu kit só me falta a kitchenaid, aquisição que está para breve. Hoje estive a passar uma serie de receitas que quero experimentar, molhos, bolos, biscoitos, tartes, gratinados....

Este cheesecake foi a primeira coisa que fiz no meu robô e a receita foi alterada e repensada já que retirei ideias de vários lugares diferentes para chegar a esta obra-prima :)

Cheesecake de Coco
Base:
* 6 bolachas digestivas; 
* 12 bolachas de coco, usei biscoitos de coco da marca continente;
* 3 colheres de sopa de açucar amarelo;
* 70g de manteiga;
* 50g de côco ralado.
Recheio:
* 600g de queijo creme tipo philadelphia;
* 200ml de Crème fraîche;
* 200ml de creme de côco;
* 5 ovos;
* 1 chavena (250ml) mais 1\2 (125ml) de açúcar amarelo;
* 1 colher de sopa de amido de milho;
* essência de côco q.b.
Topping:
* nougat de coco e macadamia.

Preparação:


Para a base, devemos colocar todos os ingredientes no rocô de cozinha e processar os mesmo por 30 segundos, a esta altura devemos ter uma mistura parecida com areia molhada, retira-se do copo e com a ajuda das mãos, prime-se esta massa contra o fundo da forma de forma a que a mesma fique bem coberta. Reserva-se a base no frio enquanto se começa a fazer o recheio.


Para o recheio basta juntar todos os ingredientes no copo do robô e processar, novamente, por 30 segundos. Verte-se esta mistura para dentro da forma e leva-se o cheesecake ao forno em banho-maria em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 1 hora.





Para o topping fiz um nougat como este que já havia publicado anteriormente (http://www.therasiathecook.blogspot.pt/2013/11/nougat-de-avela-or-should-i-say-almond.html) mas usei macadamia e lâminas de côco. Basta triturar o nougat e polvilhar o cheesecake, na imagem podem ver sa limanas de coco... em fim... :p
















Sem comentários:

Enviar um comentário