domingo, 8 de dezembro de 2013

Gingerbread House - Casa de Pão de Gengibre 2013 - Making Christmas!


Olá, chegou finalmente o dia de fazer a casinha de gengibre, em 2010 estive no Reino Unido no âmbito do programa Erasmus, morei lá durante nove meses e a época natalícia foi a que mais me custou por estar longe da família mas como sou apaixonada pelo Natal aproveitei ao máximo e trouxe as malas cheias de presentes e de ideias, uma das coisas que trouxe foi um kit da Dr. Oetker para fazer uma casinha de pão de gengibre (gingerbread house) eu pensava não chegar a casa a tempo de festejar esse Natal com a família (uma historia que fica para mais tarde) mas consegui e com a ajuda da minha irmã fizemos a dita casinha. 

Na mala trouxe também uma revista que tinha a receita e o design de outra, muito mais bonita. Eu pensei logo, no ano que vem faço esta e assim foi... desde 2010 que faço uma casa no Natal é giro e divertido e a deste ano é assim ;)
Para as janelas vidradas usei uma ideia que vi no programa de Natal da Lorraine Pascal, usei rebuçados esmigalhados que derretem durante a cozedura da bolacha e ficam simplesmente perfeitas ^^

Deixo-vos a receita da bolacha (gingerbread) que pode ser bolacha ou bolo, neste caso uso a bolacha. Fica também a receita do Royal Icing que usei para fazer de cola, de neve etc...
Dêem asas á vossa imaginação e mão á obra ^^

Gingerbread House Recipe
Bolhachas de pão de gengibre
Ingredientes:
* 6 colheres de sopa de água;
* 210g de açúcar moreno, ou amarelo;
* 3 colheres de sopa de melaço (eu usei black treacle);
* 2 colheres de sopa de gengibre em pó;
* 3 colheres de sopa de canela;
* 1 colher de chá de cravinho em pó;
* 250g de manteiga sem sal;
* 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
* 560g de farinha.

Preparação:

1 - Num tacho médio aquecer a água, o açúcar, o melaço e as especiarias. Quando estiver tudo bem misturado envolver a manteiga e deixar que a mistura fique homogénea.




2 - Retirar do lume e adicionar o bicarbonato. A mistura irá ficar espumosa mas é isso que queremos ;). 
Deixar a mistura arrefecer à temperatura ambiente e adicionar a mesma á farinha. No final devemos ter uma massa suave mas que não se cola às nossas mãos.
3 - Enrolar a massa em película aderente e levar ao frigorífico por 30 minutos para que a massa fique um bocadinho mais dura e mais fácil de trabalhar. 
4 - Retirar a massa do frio, estender e dar a forma pretendida.






Para o Royal Icing (glace Real)
Ingredientes:
* 910g de açúcar em pó;
* 6 colheres de pó de merengue**;
* 170ml de água morna;
* 1 colher se sopa de aroma sem óleo a gosto (usei de amêndoa);

Preparação:
Juntar numa taça grande o açúcar e pó de merengue. Com a ajuda de uma vara de arames envolver os dois pós. Juntar a água e o aroma bater muito bem com a batedeira, iremos obter uma pasta branca muito espessa. É esta a cola da nossa casinha. A esta glace podemos juntar água para assim decorar outras bolachas.
** O pó de merengue que usei é marca Wilton, podem encontra-lo em qualquer loja de decoração de bolos.

Para esta casinha usei também pasta de açúcar para fazer o boneco de neve e a base das árvores de Natal, com a bolacha que sobrou fiz formas diferentes, fiz maçãs, sinos, árvores de Natal e ainda estrelas com vidrado de frutas, para o qual usei rebuçados de fruta. 













Feliz Época Natalícia!


3 comentários:

  1. Adorei!!!! Lindaaaaaaaaaaaa!! Excelente!

    ResponderEliminar
  2. Olá gostaria de saber como se faz a vidraça ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá os vidros fiz com rebuçados, basta partir em bocadinhos e depois coloco no forno, eles derretem ficam assim ;)

      Eliminar