terça-feira, 26 de novembro de 2013

Fudge de Maltesers e de Nutella ... Making Christnas 2013


Quem me conhece sabe que eu não adoro o Natal, eu sou sim Natalaolica, é como se a partir do mês de Novembro ficasse com febre natalícia, no entanto, eu sou muito regrada no que toca a datas e prazos, nunca montar a árvore ou decorar a casa antes do dia 1 de Dezembro, há musicas que também só oiço em Dezembro mas há semanas que no meu carro só se ouve musica de Natal e que o meu caderninho de receitas anda comigo para onde eu for na busca das melhores receitas para a derradeira noite.

No Natal passado, não sei porquê deixei tudo para o fim e como as aulas se complicaram na ultimas semanas de aulas não consegui fazer nem metade do que tinha previsto.

Há por ai muitas pessoas que não gostam do Natal, e não lidam bem com a minha excentricidade no que toca a este tema mas eu realmente adoro esta época do ano e especialmente por saber que este é um período de alegria de origem pagã, o que acaba por nos dar alguma liberdade e ajuda a que esta seja uma época para unir povos e nações. http://www.youtube.com/watch?v=t08r4aMuOUE

Desde que fiz Erasmus no reino unido que faço todos os anos uma casa de gengibre e este ano não será excepção, na próxima semana irei começar a fase-la.

Hoje trago-vos uma receita que tirei de uma revista Britânica, a Good Housekeeping de Dezembro 2013, eu fiz umas ligeiras alterações e digo-vos que estou bastante satisfeita com o resultado, a segunda receita, a de Nutella é outra adaptação que fiz de um livro antigo que tenho.  O fudge que vos trago hoje é bastante delicado e fica ligeiramente pastoso na boca, tal como todo o fudge deve ser... Os britânicos têm adjectivos que o descrevem muito bem tais como, fudgy, gooey, chewy... Eles lá sabem ^^



Fudge de Maltesers
Ingredientes: 
* 75g de manteiga sem sal;
* 1 boa pitada de sal (~2g)
* 400g de chocolate branco;
* 250g de açúcar amarelo;
* 170g de leite evaporado;
* 225g de marshmallows;
* 100g de Horlicks ou outro malte de leite em pó;
* 100g de maltesers;
* Baunilha q.b.

Preparação:

Partir o chocolate muito finamente e reservar (omitir este passo se utilizarem pingos de chocolate).
Levar uma panela ao lume com o leite, o açúcar, a manteiga e uma pitada de sal, manter o lume fraco até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Neste ponto aumenta-se o lume e adicionam-se os marshamallows para que estes derretam quando isso acontecer, adiciona-se o chocolate, os maltesers e o horlicks, seguido da baunilha. Retirar do lume assim que a mistura estiver homogénea (nesta fase estará bastante espessa).
Verter rapidamente para uma forma de 20x20 cm forrada com papel vegetal e deixar arrefecer. Irá endurecer ao longo do seu arrefecimento.



Fudge de Nutella e Avelãs
Ingredientes:
* 1 chavena (250ml) de Nutella
* 1 chavena (250ml) de chocolate de leite
* 1 chavenas (250ml) de chocolate negro >70%
* 1 lata de leite condensado
* 1 chavena de avelãs torradas e sem pele
* 1\4 de chavena de (60ml) de natas 30%

Preparação:
Numa taça juntar todos os ingredientes excepto as natas e as avelãs. Colocar a taça sobre um tacho com água e colocar ambos no lume (a taça não deve tocar na água). quando a mistura começar a derreter e a ficar ligada vão-se juntando as natas aos poucos. Quando se obtiver uma mistura homegenia e brilhante retira-se do lume e coloca-se numa forma de 20x20cm forrada com papel vegetal. Deixar arrefecer completamente para que solidifique. Agora basta cortar em cubos e hummmmm comer ^^.



2 comentários: