Olá, tenho andado ausente mas por motivos bastante positivos, depois do curso comecei logo a trabalhar e não tenho tido tempo para nada. Mas está tudo a correr bem e nas folgas consigo fazer umas coisinhas saborosas. ;)
Quando entrei na escola Le Cordon Bleu pela primeira vez, fiquei apaixonada por quase tudo o que tinham exposto nas vitrines da entrada, artigos que têm para venda, entre facas e espátulas, destacava-se um livro, The Chocolate Bible.
Eu disse aos meus botões, amigo, tu um dia vais ser meu. Namorei o livro durante semanas até que um dia as minhas amigas chegaram ao pé de mim com um exemplar na mão, tinham ido requisita-lo à biblioteca para ver se valeria a pena comprar. Eu tinha esperança de que as receitas não fossem apelativa, pois assim não teria de gastar 25£, mas feliz, ou infelizmente eu estava enganada e cada receita é simplesmente mais apetitosa do que a anterior.
Este é realmente um dos meus livros favoritos e todas as receitas que experimentei até agora funcionaram na perfeição, tal como todas as receitas que aprendi no curso.
A ideia de fazer Nutella em casa sempre me interessou, no entanto como sei que para conseguir obter a textura da nutella só mesmo com a utilização de uma máquina especial, cujo nome não sei em portugues, talvez prensa?... Em inglês é concher e é a mesma que transforma os grãos de cacau...
Por esse motivo, mesmo tendo a bimby por perto nunca me tinha aventurado. Mas ao desfolhar o meu livro pela primeira vez deparei-me com uma receita especial que me prendeu a atenção, Nutty Chocolate Spread, depois de ler os ingredientes e o método, fiquei mais do que convencida e pronto aqui está a receita que partilho agora com vocês.
Nutty Chocolate Spread
- 80g de chocolate negro (usei 54%);
- 20g mel;
- 160ml de natas;
- 60ml água;
- 200g açúcar;
- 150g de avelãs (torradas ou não);
- 50g de amêndoas;
- 2 colheres de sopa de óleo de avelã.
Derreter o açúcar em seco, assim que ele ficar líquido mas ainda translucido adicionar as avelãs (com ou sem pele) e as amêndoas mexendo. O açúcar irá caramelizar mas é mesmo assim. QUando se formar uma camada meio opaca de açúcar sobre os frutos secos, coloca-se no lume até que o açúcar caramelize, não deverá ultrapassar os 150ºC.
Espalhar a mistura sobre um silpat ou tapete de silicone e deixar arrefecer e solidificar.
Pulverizar os frutos caramelizados num robot ou na bimby e adicionar o chocolate, o mel e as natas aquecidas (deixar fervilhar e apagar o lume de imediato). Juntar tudo no robot e triturar o melhro possível, é quase impossível fazer uma pasta totalmente homogénea mas eu gostei do resultado final.
Espero que gostem XoXo ^_^