Eu tenho uma verdadeira adoração por chá verde Matcha ADORO!
É tão bom.
Este chá faz parte das cerimónias do chá japonesas. Cresce na sombra e as folhas deste são também a base do gyokuro. A preparação do matcha começa algumas semanas antes da colheita das suas folhas que por essa altura são cobertas para assim ficarem protegidas da luz do sol. Este processo reduz o seu crescimento e estimula a produção de clorofila, o que torna as folhas um pouco mais escuras e promove a produção de aminoácidos. Apenas as folhas mais viçosas são colhidas à mão. Depois da colheita as folhas são enroladas e colocadas a secar, o resultado dessa seca é gyoruco um outro tipo de chá. As folhas para fazer matcha são deixadas a secar esticadas e acabam por se desintegrar o que dá origem ao chá tencha, de seguida se este chá for pulverizador depois de ter sido limpo, temos o matcha, um chá verde em pó muito fino.
A primeira vez que experimentei o seu sabor foi numa trufa de chá verde e chocolate branco que comi quando estava a estagiar no Grande Real Villa Itália em Cascais, nem sei explicar o que senti mas desde esse dia a busca foi incessante, no entanto só voltei a provar alguma coisa de matcha quando fui comer ao restaurante japonês e pedi chá verde para sobremesa. Mais uma vez uma coisa do outro mundo.
A minha busca para encontrar chá verde cá em Portugal foi em vão, pelo menos durante muito tempo só em Abril de 2011 consegui comprar a minha primeira caixinha de 40g que me custou 27€ em Barcelona.
Hoje costumo comprar no Supermercado Apolónia e já se vai encontrando em muitos sítios.
Trago-vos uma das primeiras receitas que fiz com o chá que trouxe de Barcelona, geralmente há dois tipos, um com o qual se cozinha, que tem uma intensidade menor e um outro mais concentrado usado geralmente nas cerimónias de chá.
Vamos então à receita, Profiteroles recheados com creme de matcha cobertos com chocolate branco, digam lá se tenho ou não tenho boas ideias ;)
Profiteroles de Chá Verde
Para a Massa de Choux
* 125ml de água;
* 125ml de leite;
* 1 colher de chá de açúcar;
* 125g de manteiga de vaca;
* 150g de farinha;
* 6 ovos (pode haver necessidade de acrescentar mais ou menos)
Para o creme de Matcha
* 125ml de natas;
* 125ml de leite;
* 1 colher de sopa de matcha (chá verde em pó)
* 3 gemas;
* 100g de açúcar;
* 10g de farinha;
* 10g de maizena;
Para a cobertura
* 100g de chocolate branco;
* 1 colher de sopa de nata;
* matcha q.b. para polvilhar.
Preparação:
Começamos por fazer a massa. Num tacho coloca-se o leite, a água e a manteiga. Quando a manteiga estiver derretida e a água tiver levantado fervura retira-se o tacho do lume e adiciona-se a farinha de uma só vez, mexendo vigorosamente. Volta a colocar-se no fogo e quando se tiver formado uma bola de massa e uma película a volta do tacho, retira-se do lume e deixa-se arrefecer ligeiramente. Quando a massa estiver morna vão-se juntando os ovos 1 a 1. Para testar se a massa está com a consistência desejada basta mergulhar na mesma, uma colher de pau e se a massa que ficar agarrada à colher formar um V, está pronta.
Enche-se um saco de pasteleiro com a massa e num tabuleiro anti-aderente tendem-se bolinhas do tamanho de uma noz. Vão ao forno a 180º por aproximadamente 15 minutos.
Retiram-se do lume e deixam-se arrefecer, entretanto começamos a preparar o creme.
Num tacho colocar o leite, as natas e o chá, levar ao lume apagando o mesmo quando a mistura começar a ferver. Numa taça batem-se as gemas levemente com o açúcar, a farinha e a maizena. A esta mistura junta-se pouco a pouco parte da mistura do leite quente mexendo sempre para evitar que as gemas cozam. Quando estiver tudo bem envolvido, voltamos a colocar tudo no lume para que engrosse. Deve ficar com uma consistência leve mas não deve ficar muito líquido. Deixa-se o creme arrefecer e coloca-se o creme dentro de um saco de pasteleiro com ou sem bico próprio.
Para finalizar, faz-se um furo nos nossos choux ou farto (os profiteroles vazios), recheiam-se com o creme de matcha e reservam-se.
Para a cobertura de chocolate branco, basta derreter o chocolate com as natas em banho-maria envolvendo bem, mergulham-se os profiteroles nesta mistura e polvilham-se com matcha.