quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Cheesecake Clássico Com Molho de Morango.


Se começarmos a falar de cheesecake, é quase garantido que vamos discutir e que nem todos vão concordar comigo mas para mim, cheesecake só é cheesecake se for ao forno, talvez seja um pouco como aqueles que reivindicam que chocolate branco não deveria ser considerado chocolate. 

Até já discuti o assunto abertamente uma vez no youtube onde até entramos pela história do cheesecake enfim... nem vale a pena, não o cheesecake não é americano e nem de Nova York, antes de isso apareceu na Europa e muito antes no Egipto, ou seja, é quase como discutir quem nasceu primeiro. O ovo ou a galinha? Eu neste tema sou bastante pragmática e tenho uma solução para quem é fã do cheesecake com gelatina e afins... e que tal semi-frio de queijo? É um semi-frio que leva queijo...

Sem mais demoras, cheesecake é uma das minhas sobremesas favoritas e este clássico pode ser alterado a nosso gosto, desde o topo até à base. Fica sempre cremoso e delicado. 

Vamos lá :)
Cheesecake Clássico com Molho de Morangos

Base:
  • 400g de bolachas digestivas;
  • 2 colheres de sopa de açúcar amarelo;
  • 70g manteiga derretida;
Cheesecake:
  • 900g de queijo creme;
  • 270g de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • Raspas de 1 vagem de baunilha;
  • 4 ovos grandes;
  • 150ml de natas azedas (compro no Aldi)
  • 150ml de natas.
Topping:
  • 200g de natas azedas;
  • 50g de açúcar em pó;
  • Baunilha a gosto (eu usei mais uma vagem)
Molho de Morangos:
  • 300g de morangos;
  • 125g de açúcar;
  • 1 vagem de baunilha;
  • 1 raminho de hortelã (adoro molho de morango com hortelã)
Preparação:

Base: Colocar as bolachas num robot e triturar bem, adicionar o açúcar e manteiga com o robot ainda a trabalhar. Quando a bolacha estiver com a textura de grãos de areia, retira-se do robo e calca-se contra a base de uma forma de aro amovível. Leva-se ao forno pré-aquecido a 170ºC por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo deixa-se arrefecer.




Cheesecake: Colocar todos os ingredientes no robot e moer até que se obtenha um creme liso e brilhante. Verter para dentro da forma forrada com a bolacha e levar ao forno em banho maria por cerca de 1 hora e 30 minutos.  


Topping:
Mexer bem as natas com o açúcar e baunilha e reservar.

Molho de morango:
Colocar os morangos num tacho com o açúcar, a baunilha e a hortelã enquanto os morangos aquecem vão-se esmagando com um garfo e quando a mistura começar a fervilhar tritura-se com uma varinha mágica. Deixa-se ferver o molho por mais 3 minutos e retira-se do lume. Passa-se o mesmo por um passador e reserva-se.

Montagem:
Quando o cheesecake estiver pronto e completamente frio, retira-se da forma. Coloca-se o topping de natas azedas com a ajuda de uma colher e no final espalha-se sobre o mesmo o molho de morango.



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Macarons com Recheio de Framboesa


Olá a todos,
uma das coisas que mais gosto de fazer nesta minha vida (recente) é macarons, talvez por que, como já vos disse anteriormente levei muito tempo a conseguir acertar com a receita e levei anos até conseguir poder dizer com alegria que sim consigo fazer macarons.

Os macarons são algo que eu adoro fazer mas na verdade, não gosto muito de comer o que faz deles o aliado perfeito pois assim acabo por não comer quase nenhuns.

Quando fiz estes macarons, fiz também uns com biscoff, uma pasta para barrar da mesma marca das bolachinhas biscoff, essa pasta pode ser feita em casa e eu irei postar todas essas receitas no futuro.

Outra coisa que adoro é o sabor e o cheiro das framboesas mas como têm muitas grainhas eu não gosto muito de comer a franboesa fresca, para este recheio eu fiz uma ganache de chocolate branco e usei pó de framboesa, esse pó não é nada mais do que framboesa desidratas e pulverizada. Confesso que fazer em casa dá trabalho e a cor não fica tão bonita mas se não conseguirem encontrar a framboesa em pó podem usar puré de framboesa ou até podem pulverizar aqueles morangos secos que agora há a vender em pacotes no supermercado.

A ideia da decoração destes macarons tirei de um livro que adoro e que se chama Patisserie. Antes de levar os macarons ao forno, mergulha-se a ponta de uma escova de dentes nova numa tacinha com corante alimentar e salpicam-se levemente. Eu tinha algumas dúvidas mas no final acho que ficaram muito giros e tenho, de mais uma vez, dar os parabéns ao Chef Christophe Felder porque cada ideia que tiro deste livro é sempre brilhante e as receitas também :D

Para quem se aventurar a fazer estas maravilhas deixo uma dica bem simples tenham por perto uma taça bem grande, a maior que conseguirem encontrar, eu uso a maior de todas de metal que existe no Ikea, por exemplo. Assim é mais fácil abater a mistura.

Macarrons de Framboesa
Ingredientes:
  • 200g de amêndoa moída (peneirada)
  • 200g de açúcar em pó;
  • 135g de clara de ovo;
  • 270g de açúcar granulado;
  • 80g de água;
  • ~80g de clara (para ajustar a consistência da massa)
Para o recheio:
  • 300g de chocolate branco;
  • 75ml de natas;
  • 50g de puré de framboesa ou 20g de pó de framboesa;
  • 30g de manteiga sem sal amolecida (aqui é importante não usar margarinas ou cremes vegetais)
Preparação: 
Para os Macarons:
  1. Peneirar a amêndoa e o açúcar em pó para dentro de uma taça e reservar.
  2. Colocar num tacho pequeno as 80g de água e o açúcar granulado. 
  3. Colocar as claras numa outra taça. Eu coloquei na taça da kitchen aid.
  4. Colocar o tacho do açúcar + água em lume brando e quando o mesmo atingir os 110ºC, começar a levantar as claras. Quando o xarope de açúcar atingir os 119ºC (bola mole) verter em fio para dentro das claras tendo cuidado para evitar as varas da batedeira.  
  5. Adicionar o merengue aos ingredientes secos pouco a pouco mas mexendo vigorosamente para "abater a massa" se esta estiver muito seca podemos adicionar um pouquinho de clara mas com muito cuidado. A consistência desta massa é parecida à da massa de fartos.
  6. Encher um saco de pasteleiro e tender pequena bolinhas num tabuleiro liso forrado com papel vegetal. 
  7. Para quebrar algumas das bolhinhas de ar que sempre ficam no interior dos macarons podemos "bater" levemente o tabuleiro contra uma bancada. 
  8. Agora os macarons ficam a descansar para que criem uma capa, ou seja, quando lhes tocamos, o nosso dedo, ele não cola.
  9. Levar a forno pré-aquecido a 140ºC por aproximadamente 20 minutos.
Para a Ganache:
  1. Derreter o chocolate em banho-maria.
  2. Escaldar as natas tendo cuidado para que não fervam e adicionar o puré de framboesa ou o pó. 
  3. Adicionar as natas ao chocolate derretido pouco a pouco. (Derreter o chocolate e aquecer as natas ajuda a obter uma ganache mais lisa e cremosa.)
  4. Quando a ganache estiver mais ou menos à temperatura do nosso corpo adicionar a manteiga.
  5. Reservar a ganache à temperatura ambiente pois assim ela irá permanecer macia e será mais difícil que crie grumos desagradáveis ;)
  6. Quando os macarons estiverem frios e a ganache estiver com a consistência de nutella ou manteiga de amendoim, por exemplo é altura de fazer "sanduiches", colocando uma porção de ganache entre duas conchinhas de macaron. 
  7. Para decorar eu salpiquei os macarons levemente com corante e com a ajuda de uma escova de dentes nova imediatamente antes de os colocar no forno.





XoXo ^_^ 




quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Gelado de Eggnog, despedida da época Natalícia 2015 ^^



E num piscar de olhos acabou o Natal, chegou 2016 e eu estou de volta a Londres.
Foram quase 3 semanas de azafama em que mal tive tempo para respirar. 
Mas a única coisa que lamento é não ter poderes especiais para congelar o tempo e perpetuar cada segundo de alegria e união familiar. 

Quero agradecer do fundo do meu coração, cada mensagem de carinho e de votos felizes que recebi e dizer que vos adoro :D

Eu faço este gelado todos os anos, porque ele fica bem com quase todos os bolos ou doces mais secos desta altura do ano. O eggnog é uma bebida típica americana à base de natas, gemas, bourbon e noz moscada, eu vi há muitos anos uma versão desta bebida transformada em gelado e desde então que faço para acompanhar brownies, o bolo quente de especiarias ou qualquer outro bolo mais sequinho. 

A tradição diz que o eggnog não deve levar canela, mas eu não consigo resistir e ponho sempre uma colher de canela além da noz moscada.

Gelado de Eggnog
Ingredientes:
  • 250ml +250ml de natas;
  • 250ml de leite gordo;
  • 100g + 50g de açúcar (eu uso amarelo);
  • 6 gemas grandes (~20g cada);
  • 1 Vagem de baunilha;
  • 30ml de Bourbon;
  • 1 colher de café de noz moscada;
  • 1 colher de chá de canela.
Preparação:


Colocar 250ml de natas, o leite, a vagem de baunilha aberta na longitudinal e 100g de açúcar num tacho. Levar ao lume e apagar assim que a mistura começar a fervilhar.
Colocar as restantes natas numa taça grande e reservar.
Preparar também uma taça bem grande com gelo e água.

Bater as gemas com o restante açúcar e adicionar parte do leite quente com muito cuidado, mexendo sempre, a este processo chamamos temperar as gemas.

Quando as mesmas estiverem bem envolvidas no leite, a mistura volta ao lume para engrossar ligeiramente, por 1 a 2 minutos no máximo, tendo muito cuidado para não cozer as gemas, ou seja, a mistura deverá apenas cobrir uma espátula ou uma colher de pau de forma a que o nosso dedo fique marcado. A temperatura não deve ultrapassar os 82ºC.

Agora que a nossa base está quase pronta, passa-se através de um coador para dentro da taça onde colocamos as natas e mexe-se bem. Coloca-se esta taça dentro da taça com água e gelo e quando estiver totalmente arrefecido coloca-se no frio por algumas horas ou durante a noite.
Antes de colocar o preparado do gelado na máquina, junta-se o Bourbon e mexe-se bem.
Enquanto o gelado esta a mexer na máquina adiciona-se a noz moscada e a canela.
O gelado nunca sai da máquina completamente sólido, para se obter uma consistência mais sólida basta transferir para um recipiente e levar ao congelador por mais uma ou duas horas.