quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cupcakes de Cenoura com Creme de Manteiga Arco-Iris


Um dia, estava eu a navegar pelo mundo da internet quando me deparei com uma foto de uns cupcakes cujo frosting era muito colorido, ( http://kawaiifoods.com/2011/rainbow-cupcakes-with-rainbow-frosting/ ). Como podem ver através do link, eu não consegui encontrar uma receita ou um tutorial para fazer estes cupcakes sim, estes, já que na altura eu queria estes e só estes... Enfim... 

No ano passado, Janeiro de 2013 decidi que seria a altura certa para tentar fazer uma réplica destas maravilhas e foi o que fiz, como faço anos dia 1 de Janeiro foi uma resolução para 2013 que conclui logo na primeira semana do ano hehe!

Para os cupcakes usei a minha receita de cupcakes de cenoura adaptada do livro merry cupcakes. Para o frosting usei a receita que uso sempre, que adaptei do blog www.annies-eats.com , é um dos meus blogs favoritos e este creme de manteiga é incrivelmente leve e não tem aquele sabor forte a manteiga. 

Cupcakes de cenoura

* 200g de farinha;
* 100g de açúcar amarelo;
* 100g de açúcar moreno;
* 200g de manteiga amolecida;
* 3 ovos;
* 1 colher de café de fermento em pó;
* 1 colher de chá de canela;
* 350g de puré de cenoura bem escorrido;
* sumo e raspa de 1/2 laranja;
* 1 pitada de sal.

Preparação:
Numa taça grande bater o açúcar com a manteiga até obter uma mistura leve e cremosa. Juntar os ovos 1 a 1. Juntar o sumo de laranja ao puré de cenoura e peneirar a farinha, o fermento e a canela para outra taça. Adicionar a farinha e o puré de cenoura à mistura dos ovos e da manteiga alternadamente até que fique tudo homogéneo. Levar ao forno por ~30 minutos em forno pré-aquecido a 180º.

O Meu Whipped Buttercream

* 2 chávenas de manteiga amolecida;
* 3 chavenas de açúcar em pó;
* 1 pitada de sal;
* 1/2 vagem de baunilha;
* natas frescas q.b. (começo sempre com 2 colheres de sopa)
* corante a gosto

Preparação:
Bater a manteiga com açúcar até que a mesma fique muito leve e fofa, junta-se a pitada de sal e o interior da vagem de baunilha, vai-se juntando natas ao creme até que o mesmo fique com a consistência desejada, eu começo sempre por juntar 2 colheres de sopa mas este creme pode levar quase um pacote de 200ml inteiro, basta ir verificando a consistência do mesmo, já que quanto mais natas levar, mais leve vai ser o creme.

Para o frosting arco-iris...
Depois de ter o creme com a consistência desejada e os cupcakes à temperatura ambiente, comecei por dividir o creme em 5 e cada uma das partes juntei mas minhas cores favoritas, que são 5 XD azul, amarelo, cor de rosa, amarelo, laranja, roxo e verde alface. Peguei num saco de pasteleiro de 50cm e com a ajuda de uma espátula fina coloquei os cremes dentro do mesmo sem os misturar, fechei o saco e depois de 2 tentativas, as cores começam a sair de forma uniforme dando o aspecto de arco-íris.








quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tarte de Lima com topping de Marshmallow (key Lime Pie)



Esta é uma das tartes mais bonitas que já fiz. 
Há muito tempo que tinha vontade de experimentar a receita da tão famosa key lime pie, procurei em muitos lugares até que me cruzei com uma receita do Blogger e Autor David Lebovitz, adaptei a minha massa e fiz algumas alterações mas de toda a receita só usei a ideia de fazer um topping com marshmallow... mas só mesmo a ideia, já ele o faz com claras e eu não uso claras nos meus marshmallows. 
Como podem ver acho que é cada vez mais difícil seguir uma receita completa... 
Esta tarte não é difícil de fazer, no entanto leva algum tempo e requer um pouco de paciência mas não é difícil. 

A base é areada, o recheio é doce mas tem o flash da lima e o topping acaba por se tornar divertido.

A minha Key Lime Pie

Base:
* 300g de farinha;
* 60g açúcar em pó;
* 1 colher de sopa de gengibre em pó;
* 1 colher de chá de canela;
* 1 pitada de sal;
* 180g de manteiga gelada em cubos;
* 3 gemas grandes;
* 1 colher de sopa de água gelada.
Creme:
* 125ml de sumo de lima;
* 100g de açúcar;
* 1 pitada de sal;
* 4 ovos;
* 3 gemas;
* 6 colheres de sopa de manteiga;
* raspa de 2 limas.
Marshmallow:
* 200g açúcar;
* 100g de água;
* 7 folhas de gelatina;
* 1 pitada de sal;
* baunilha q.b.

Preparação:
Base: Colocar a farinha numa taça grande e juntar os cubos de manteiga gelada pressionando a manteiga e a farinha com as pontas dos dedos até que esteja tudo mais ou menos incorporado. juntar os restantes ingredientes e formar uma massa. A massa deve ser maleável mas não deve estar pegajosa. Tapa-se  a massa com película aderente e vai ao frio por 40 minutos. Forra-se uma tarteira e coloca-se sobre a mesma papel vegetal e sobre o mesmo algo que faça peso, eu costumo usar feijões, mas podem usar os pesos apropriados, grão ou arroz. A massa vai a cozer por 15 minutos em forno pré-aquecido a 180º a este processo os ingleses chamam blind baking, embora neste caso a massa deve ficar bem cozida.

Para o Creme: Basta juntar todos os ingredientes num tacho e mexer muito bem. Levar ao lume para que a mistura se transforme num creme homogéneo mas tendo cuidado para que o mesmo não ferva.

Coloca-se o creme sobre a base previamente cozida e coloca-se a tarte novamente no forno já desligado com o calor residual, o creme acaba de cozer. Deixar a tarte arrefecer completamente antes de começar a fazer o topping de marshmallow. 

Marshmallow: Levar a água e o açúcar ao lume até atingir os 104º (fio forte), juntar a gelatina previamente demolhada (a calda deve estara menos de 60º) Bate-se muito muito bem com a batedeira e a mistura ganhara o aspecto de merengue, junta-se o sal e a baunilha. Quando nos parecer um merenguem bem levantado há que colocar a mistura muito rapidamente para um saco de pasteleiro e decorar a tarte já arrefecida a gosto.