sábado, 1 de novembro de 2014

Doce de Pêra com amor e carinho ;)



Há dias, dei por mim a pensar, que faz todo o sentido celebrar a chegada do Outono com pompa e circunstância, afinal de contas é a época do ano em que mais se colhe, das vindimas à apanha da azeitona passando pela vasta variedade de fruta que a época nos oferece, teria de ter uma grande família para conseguir comer tanta fruta ...

A forma mais fácil de preservar a mesma é sem duvida fazer compota, nada que me dê prazer... naaaah eu nem gosto do mexer de colher.... até parece....etiquetar frasquinhos? Jamais... (não vos consigo enganar, pois não?)

Este doce de pêra não é muito diferente do doce de maçã que já partilhei aqui no blog, apenas alterei a variedade de especiarias, de resto é bem idêntico. Como não tinha pectina em casa utilizei uma embalagem de açúcar para compotas e um pacote de açúcar amarelo ... sim, muita fruta requer muito açúcar e eu acho que o doce deve ser doce e não meio doce (não sei se me fiz entender hihi)... Eu não sou do tipo que tem tendência para omitir parte do açúcar indicado nas receitas por receio de que fique demasiado doce, não sou hipócrita, gosto de doces e para um doce, ser doce tem de ter açúcar quanto baste afinal, ninguém gosta de pãozinho sem sal.... 

Doce de pêra
* 0,5 copo de água;
* 2,5kg de pêra descascada;
* 750g de açúcar para compotas;
* 1kg de açúcar amarelo;
* 1 talo de erva príncipe;
* 1 vagem de baunilha;
* 10 grãos de pimenta da Jamaica;
* 1 pau de canela do Ceilão;
* 2 estrelas de anis;
* 2 colheres de sopa de sementes de funcho.

Preparação:
Colocar a pêra descascada numa panela e levar ao lume com meio copo de água, a erva príncipe, a baunilha e as especiarias. Quando a fruta estiver cozinhada, processa-se a mesma com a varinha mágica (eu não gosto de pedaços mas se for o caso não precisam de passar a vossa compota). Adicionam-se os açucares e deixa-se reduzir até que ao passar a colher pelo de um lado ao outro da panela, a mesma forme uma caminho (há que chame a esta fase o ponto de estrada). Colocar o doce em frascos esterilizados e deixar arrefecer virados ao contrário para que assim se forme vácuo. 

Podem etiquetar os frascos com estas etiquetas maravilhosas... 
http://blog.worldlabel.com/wp-content/myfiles/2014/08/WL-CH-Floral-Panel-Labels-Grey-Fillable.pdf









Sem comentários:

Enviar um comentário