Quando eu era pequena, costumava passar os meus sábados com a minha tia Alzira, no campo, ela trabalhava em minha casa de segunda a sexta e todas as sextas eu ia com ela para casa, dormia por lá e no sábado a minha mãe ia buscar-me.
Eu adorava cada segundo. A minha tia trabalhava também numa quinta e nessa quinta havia uma nogueira gigantesca que dava umas nozes especiais, as nozes marroquinas, nem a minha mãe nem a minha tia sabiam o verdadeiro nome destas nozes pouco comuns no nosso país só sabiam que a árvore havia sido plantada pela dona da quinta que tinha trazido a nogueira de Marrocos. Lembro-me que ia com a minha tia apanhar as deliciosas nozes e que depois as comia-mos no cimo de umas escadas ao sol era uma alegria e hoje ainda nos rimos quando nos lembramos destes momentos, a minha tia Alzira é a minha segunda mãe.
Passaram-se muitos anos e hoje eu sei que essas nozes, são as hoje famosas, nozes pecã. A árvore da minha infância ficou por lá e embora tenha 2 no nosso jardim ainda não produzem grande quantidade, pelo que as que utilizei na confecção desta tarte, foram compradas na feira de Cacela Velha.
A tarte é muito simples uma tarte de nozes com nozes e com sabor a noz XD a base é bastante areada e combina perfeitamente com uma bola de gelado de baunilha.
Massa:
* 250g de farinha;
* 120g de manteiga gelada cortada em cubos;
* 2 gemas;
* 2 colheres de sopa de açúcar em pó;
* 1 pitada de sal;
* 1 ou 2 colheres de sopa de leite gelado.
Para o recheio:
* 150g de golden syrup;
* 100g de manteiga sem sal;
* 200g de açúcar moreno (usei da marca sidul)
* baunilha q.b.;
* 300g de nozes pecã;
* 3 ovos grandes (L)
Preparação:
Para a massa basta juntar todos os ingredientes amassando com as mãos ou até mesmo com a ajuda de um robot de cozinha. Formar uma bola com a massa e levar ao frigorífico durante aproximadamente 30 minutos.
Retirar a bola da massa do frio e esticar com a ajuda de um rolo da massa, cobrir uma tarteira de 24cm com a mesma. Picar a massa com um garfo e cobrir a tarteira com papel vegetal e algo pesado (bagos de arroz, feijão ou material apropriado...) levar a massa ao forno a 180ºC por aproximadamente 15 minutos. Entretanto levar ao lume o golden syrup, a manteiga e o açúcar. Retirar do lume e com uma vara de arames envolver a baunilha, os ovos e as nozes. Verter este aparelho para dentro da base da tarte pré-cozinhada. Levar ao forno a 180ºC por aproximadamente 45 minutos.
Esta Tarte sabe ainda melhor se for acompanhada com uma bola de gelado de baunilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário